Relatório de atividades da Guarda Municipal apresenta mais de 250 chamados

5 de set de 2022 Guarda Municipal
Imagem Relatório de atividades da Guarda Municipal apresenta mais de 250 chamados
Relatório de atividades da Guarda Municipal apresenta mais de 250 chamados

As abordagens para averiguação de suspeitos ficaram em primeiro lugar no relatório de atividades da Guarda Municipal de Umuarama: foram 68 delas no período de 1 a 31 de agosto de 2022. Em segundo lugar estão os chamados de pessoas que, de alguma forma, se sentiram ou foram ameaçadas por ‘andarilhos, drogaditos, embriagados ou mendigos’, com 17 ocorrências.

Em terceiro lugar estão as denúncias de perturbação do sossego (16 casos); em quarto lugar os chamados a respeito da existência de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais (15 casos) e em quinto lugar foram 14 ocorrências de atendimentos a furtos e roubos.

Outras ocorrências que também registraram números expressivos de chamados à GMU foram as denúncias de veículos estacionados em locais irregulares (13 casos), os atendimentos a acidentes – sem vítimas (8 casos) e os encaminhamentos de pessoas ao Hospital Santa Cruz, em cumprimento de ofícios emitidos pelo Ministério Público (7 casos).

Diretor da GMU, o inspetor Valdiney Roberto Rissato comenta que entre as ocorrências mais significativas do mês, estão encaminhamentos à Delegacia: dois por porte de entorpecentes, dois por tráfico de drogas e um embriaguez ao volante. “Os agentes atenderam ainda a 41 ordens de serviço solicitadas por meio de ofícios diversos. Também atenderam a chamados por violência contra a mulher, poda irregular de árvore, pesca não autorizada no Lago Aratimbó, queima de lixo em local impróprio e atendimentos a pessoas desorientadas”, relata.

Ele destaca ainda outras ocorrências atendidas pelos agentes, como atendimentos a situações que envolveram animais (domésticos e peçonhentos), apreensão de drogas, ameaças, direção perigosa, brigas (vias de fato), chamados ou encaminhamentos ao Pronto Atendimento, encaminhamentos a albergues e denúncias de veículos circulando em atitudes suspeitas.

Ainda de acordo com o comandante, a corporação foi criada em fevereiro de 1992, na gestão do prefeito Alexandre Ceranto, e garante a segurança da população de uma forma mais próxima e dedicada. “São realizados mais de 5 mil atendimentos por ano. Também trabalhamos em conjunto com outras forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Ambiental, tendo como foco a proteção ao patrimônio público e à vida do cidadão. Contamos hoje com um efetivo de 28 agentes, sendo 22 homens e seis mulheres”, detalha o diretor, acrescentando que a GMU faz parte da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).

RELATÓRIO – AGOSTO/2022 – GUARDA MUNICIPAL – Clique aqui.