Prefeitura ampliará sistema de videomonitoramento com 15 novas câmeras

9 de set de 2022 Guarda Municipal
Imagem Prefeitura ampliará sistema de videomonitoramento com 15 novas câmeras
Prefeitura ampliará sistema de videomonitoramento com 15 novas câmeras

A Prefeitura vai ampliar o monitoramento das vias públicas e praças de Umuarama por câmeras que transmitem imagens dia e noite para a Guarda Municipal. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana pretende adquirir, nas próximas semanas, mais 15 câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos para observação de qualquer atividade suspeita e fiscalização do trânsito, que se somarão aos 12 pontos já monitorados.

Dentre as aquisições, duas unidades substituirão câmeras antigas nas praças Miguel Rossafa e Hênio Romagnolli, enquanto outras 13 passarão a fiscalizar novos pontos, definidos após estudos da Sestram. “No total, nosso sistema ficará com 25 pontos monitorados. A licitação será no início de outubro e a empresa vencedora terá 45 dias para a instalação. Acredito que até novembro o sistema já esteja ampliado”, explicou o inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda Municipal.

As imagens serão transmitidas para a central de monitoramento instalada na sede da Guarda Municipal, na Sestram. O sistema já foi ampliado para processar e arquivar as imagens, que permanecerão disponíveis por uma semana.

O município de Umuarama possui hoje 12 câmeras, instaladas em pontos de grande movimento e monitoradas a partir da central de comando operacional da Sestram, por agentes da Guarda Municipal, durante 24h todos os dias. “Com as imagens é possível fiscalizar locais críticos. Qualquer atitude suspeita é passada às equipes de realizam patrulhamento nas vias, que imediatamente vão ao local para abordagem e verificação, inibindo crimes e contravenções”, justificou Rissato.

As câmeras também auxiliam na fiscalização do trânsito – os agentes de trânsito são acionados ao se constatar qualquer infração de circulação ou estacionamento irregular e confeccionam o auto de infração.

Para o prefeito Hermes Pimentel, a ampliação do videomonitoramento é necessária para expandir as ações de segurança na prevenção da criminalidade. “Esse sistema se mostra eficaz na segurança pública e proteção do patrimônio, aumentando a sensação de segurança também por parte da população. Por isso vamos instalar mais câmeras em pontos com maior incidência de ilícitos, agindo preventivamente”, justificou.

De acordo com o comandante da Guarda, o monitoramento é uma ótima ferramenta de auxílio para a segurança pública, possibilitando multiplicar a visão das forças policiais com a observação de diversos pontos da cidade simultaneamente. “O sistema permite a ação preventiva, evitando o aumento da criminalidade, e também medidas corretivas, com redução dos índices criminais e acompanhamento de ocorrências”, completou.

A contratação de empresa para fornecimento e instalação das 15 câmeras ocorrerá por pregão eletrônico (participação nacional), por menor preço global. O valor máximo do processo é de R$ 220.527,73. As propostas serão apresentadas a partir das 9h do dia 13/10. O edital está disponível no site do município (www.umuarama.pr.gov.br), em ‘Transparência’ e ‘Licitações’, diretamente no setor de Licitações e Contratos da Prefeitura (Av. Rio Branco, 3717) ou ainda em www.bll.org.br. Esclarecimentos também podem ser fornecidos pelo fone (44) 3621-4141, ramais 127 e 129.

LOCAIS DE INSTALAÇÃO

Os pontos de referência que passarão a ser monitorados com as novas câmeras são os seguintes: imediações do Atacadão (Av. Portugal x Rua Leonildo Steca), indústria de sorvetes Guri (Av. Ivo Sooma), Bosque dos Xetá (Av. Pres. Castelo Branco x Av. Parigot de Souza), Cemitério Municipal (Av. Parigot de Souza x Av. Ariovaldo Rodrigues de Moraes), Trevo Jabuticabeiras (Av. Pedromiro Fernandes), Bosque Uirapuru (Av. Ângelo Moreira da Fonseca x Av. Apucarana), Receita Estadual (Av. Paraná x Rua Ney Braga), Posto Gauchão (PR-323, trevo de acesso Av. Ângelo Moreira), cruzamento da Av. Ipiranga x Av. Brasil, Uopeccan (Av. Paraná), cruzamento da Av. Tiradentes x Av. Presidente Castelo Branco, cruzamento Av. Paraná x Av. Rolândia e Igreja São Paulo (Av. Apucarana x Av. Mascarenhas de Moraes), além da substituição das câmeras que operam nas praças Miguel Rossafa e Hênio Romagnolli.