Pimentel participa de café da manhã em homenagem à Guarda Municipal

3 de fev de 2022 Guarda Municipal
Imagem Pimentel participa de café da manhã em homenagem à Guarda Municipal
Pimentel participa de café da manhã em homenagem à Guarda Municipal

O prefeito Hermes Pimentel participou de café da manhã especial em comemoração dos 30 anos da Guarda Municipal de Umuarama (GMU). Ele foi recepcionado pelo diretor Valdiney Roberto Rissato, pela diretora da Umutrans, Dianês Piffer, e pelo secretário municipal e Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, que destacou a qualidade dos serviços prestados pela corporação.

Rissato comparou as atividades dos agentes com ‘batalhas diárias’, que são enfrentadas sempre com o propósito de proteger os cidadãos. “Sem o trabalho da Guarda Municipal seguramente o peso sobre outras forças policiais seria extremamente maior, inviabilizando a atuação de resultados que conseguimos em parceria entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Essa comemoração e homenagem de hoje é exclusiva para os agentes que estão na linha de frente”, afirmou.

Dianês Piffer, agente da primeira turma, destacou que durante todos esses 30 anos a Guarda Municipal manteve-se em processo de melhorias constantes, profissionalizando sua atuação e aperfeiçoando seu atendimento à população. “Sempre fomos profissionais unidos e honramos todo o respeito que temos dos umuaramenses”, frisou.

Pimentel lembrou várias situações ocorridas com a Guarda Municipal desde 1992 e fez uma homenagem a todos os guardas municipais já falecidos. “Como prefeito e como cidadão eu só tenho a agradecer a todos vocês. E mais uma vez eu afirmo que estamos tomando todas as providências para garantir a realização de um concurso para contratar mais guardas municipais. Dentro de alguns dias vocês já vão poder contar com mais 20 agentes de trânsito, que já foram contratados. Estou à disposição de vocês para apoiar no que for possível”, garantiu.

BALANÇO DE JANEIRO

Com 30 anos de atuação, completados neste dia 3 de fevereiro, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) acaba de divulgar o relatório de ocorrências referente ao mês de janeiro de 2022: foram 250 atendimentos prestados à população umuaramense. O número ficou um pouco abaixo da média do último ano, que se manteve em torno de 400 por mês.

Os agentes prestaram socorro a denúncias de perturbação de sossego, deram apoio a chamados relatando abusos e agressividade de drogaditos e ‘pessoas em situação de rua’, apreensão de drogas e uma extensa lista de atuação na prevenção de infrações. “Assim como em dezembro e novembro, a ocorrência campeã de chamados é a denúncia de veículo estacionado de maneira irregular, com 46 indicações”, relata Valdiney Roberto Rissato, diretor da GMU.

Em segundo lugar estão as abordagens para averiguação de suspeitos, com 38 registros e em terceiro lugar as solicitações de atendimento em que o cidadão sentiu-se, de alguma forma, ofendido por drogaditos, mendigos, bêbados ou andarilhos, com 34 ocorrências. Em quarto lugar foram os relatos de fios de energia rompidos, com 27 indicações e em quinto lugar ficaram as denúncias de perturbação de sossego, com 10 chamados.

Outros atendimentos realizados pelos agentes da GM foram as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências e comércios (9), apoio à Defesa Civil (6), atendimento para socorro a animais (6), apoio em acidentes de trânsito (5), abordagem de automóveis e motocicletas, ameaças, ocorrências e chamados no Pronto Atendimento, auxílio ao trânsito no controle de tráfego de veículos e interdições de vias, encaminhamentos ao Hospital Santa Cruz, prisões em flagrante, furtos e roubos, ocorrências via OCR (reconhecimento ótico de caracteres) e vias de fato, com 4 chamados cada.

Segundo Rissato, as ocorrências mais significativas realizadas em janeiro foram uma prisão em flagrante por dirigir sob influência de álcool, uma prisão por dano ao patrimônio público, uma prisão por desacato, uma prisão por tráfico de drogas, a recuperação de um veículo com alerta de furto e apreensão de 11 pedras de crack. “Lembramos a todos que a Guarda Municipal de Umuarama conta atualmente com um efetivo de 28 guardas e atende pelo telefone 153”, frisa o diretor.

Veja relatório de ocorrências completo clicando aqui.