Guardas municipais treinam tiro prático para manutenção do porte de armas

13 de set de 2022 Guarda Municipal
Imagem Guardas municipais treinam tiro prático para manutenção do porte de armas
Guardas municipais treinam tiro prático para manutenção do porte de armas

Integrantes da Guarda Municipal de Umuarama realizaram estágio de tiro prático nesta terça-feira, 13, no estande de tiro Pescarama, na Estrada Guarani. Iniciada por volta das 8h, a atividade se estendeu até as 14h com o objetivo de qualificar os participantes para a manutenção do porte de armas de forma regular.

O curso de qualificação é realizado anualmente, segundo o comandante da corporação, o diretor Valdiney Rissato. “Este é um estágio anual de qualificação profissional que garante aos guardas municipais a autorização para o porte de arma no exercício de suas funções. Nesta etapa temos 27 guardas se qualificando de acordo com a regulamentação estabelecida pela Polícia Federal”, explicou.

No ano passado membros da Guarda Municipal tiveram atividades práticas e um treinamento de 60 horas para trabalhar com arma longa (escopeta calibre 12), tendo como instrutores os inspetores Thiago e Douglas. Rissato destacou que é importante preparar bem os agentes que utilizam armamentos nas rondas, o que exige habilidades específicas e muito treinamento, além do curso e credenciamento obrigatório.

“O objetivo é dar mais segurança à população e também à vida do agente, que diariamente se depara com situações de alto risco”, apontou o inspetor, parabenizando os guardas pela perícia demonstrada no curso. Normalmente são executados mais de 50 tiros de revólver e pistola automática nas atividades práticas. A reciclagem também objetiva melhorar a eficiência, em caso de utilização do armamento. O treinamento é anual e obrigatório a partir da concessão de porte de arma para os guardas.