14 de mar de 2022 Guarda Municipal
Imagem Guarda Municipal realizou mais de 300 atendimentos em fevereiro, aponta relatório

A Guarda Municipal de Umuarama atendeu a 306 chamadas durante o mês de fevereiro deste ano, com destaque para dois encaminhamentos de homens pelo crime de lesão corporal – violência doméstica contra a mulher. Também foram realizados ao menos dez atendimentos de ordens de serviço solicitadas oficialmente à corporação.

Novamente as ocorrências mais registradas pelas equipes foram as denúncias de trânsito, por veículos estacionados de forma irregular, com 76 atendimentos (ou 25% do total de chamados). Em segundo lugar estão as reclamações a repeito de andarilhos, drogaditos, alcoolizados, mendicância e índios, que de alguma forma constrangeram a 39 denunciantes (13%). Em terceiro lugar, com 22 ocorrências, estão as ações de auxílio ao trânsito, como controle de tráfego de veículos e interdição de vias.

Em quarto lugar estão as ocorrências de perturbação de sossego, com 21 chamados, e em quinto lugar estão as abordagens para averiguações de suspeitos e o apoio à Defesa Civil, com 15 chamados cada. As denúncias de pessoas em atitude suspeita em frente e nos arredores de lojas comerciais também foram significativas, com 13 ocorrências, e o cumprimento de ofícios do Ministério Público para encaminhamento para o hospital Santa Crua, com 10 registros.

Outras ocorrências atendidas também merecem destaque, como denúncias de pessoas pescando ou nadando no Lago Aratimbó, vias de fato, ocorrências em escolas e na rodoviária, apoio a ocorrências no Pronto Atendimento de Saúde, a fiscais da Prefeitura, ao Centro Pop, ao Corpo de Bombeiros e ao Samu, além de denúncias de veículos abandonados, furtos e roubos, invasão de domicílio, lixo em local impróprio e porte de entorpecentes.

A Guarda Municipal de Umuarama conta atualmente com um efetivo de 28 guardas e atende pelo telefone 153. “Nossa instituição é vinculada à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e foi criada em 1991 para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município por meio de leis complementares (lei 165/06). Nossa função é proteger os cidadãos de forma preventiva, respeitando as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal”, detalha Valdiney Roberto Rissato, diretor da GMU.

Veja o relatório completo clicando AQUI.