Guarda Municipal completa 30 anos de serviços prestados à população de Umuarama

2 de fev de 2022 Guarda Municipal
Imagem Guarda Municipal completa 30 anos de serviços prestados à população de Umuarama
Guarda Municipal completa 30 anos de serviços prestados à população de Umuarama

Há exatos 10.958 dias a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) está em atividade. A primeira turma, com 50 agentes, iniciou os trabalhos no dia 3 de fevereiro de 1992, sob o governo do prefeito Alexandre Ceranto (1934/2008), que vislumbrou criar uma corporação focada em garantir a segurança da população de uma forma mais próxima e dedicada. Em 30 anos de atuação, há muito o que comemorar: são mais de 5 mil atendimentos por ano.

Diretor da Guarda Municipal, o diretor Valdiney Roberto Rissato é o comandante da corporação, que conta hoje com 28 agentes – seis mulheres e 22 homens. Membro da primeira turma, ele fala da missão – e do desafio – de proteger os umuaramenses. “Nossa central de atendimentos, pelo telefone 153, recebe os chamados mais diversos, alguns inimagináveis. Porém, uma certeza que cada um de nós da Guarda Municipal tem é que os cidadãos confiam em nosso trabalho. Recebemos várias manifestações nesse sentido; há pessoas que nos abordam na rua simplesmente para nos agradecer, para dizer que rezam por nós. Isso é gratificante e nos dá força para continuar a lutar”, resume.

Oito anos depois de criada a GMU, em março de 2000 chegou a segunda turma, com mais 10 agentes, em concurso realizado pelo prefeito Fernando Scanavaca. A terceira (e última) turma, com 24 agentes, foi efetivada em 12 de setembro de 2006, pelo prefeito Luiz Renato de Azevedo Ribeiro. “Outros gestores até anunciaram concursos para a contratação de mais agentes para a GMU, mas até agora, 16 anos depois, nada foi concretizado, porém já temos o compromisso do prefeito Pimentel em tomar as providências para a abertura de mais 30 vagas”, comenta.

Além de atuarem na segurança das famílias umuaramenses, os agentes também são responsáveis pela defesa do patrimônio público municipal, realizando policiamento ostensivo de prevenção a infrações penais, atendimentos ao trânsito e defesa civil, sendo parceiros ativos das forças policiais que atuam no município, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Hermes Pimentel, prefeito de Umuarama, faz questão de parabenizar os agentes e elogiar sua atuação diária frente aos problemas que se apresentam, sejam no trânsito, na segurança pública, na defesa social e até nas questões de apoio a socorros de emergências médicas. “A cada manhã, quando coloca sua farda para ir trabalhar, o agente sabe que podem acontecer situações que sua vida será colocada em risco. E mesmo assim ele não recua, não se deixa abater. Todos vocês da Guarda Municipal têm o meu sincero agradecimento e admiração”, afirmou Pimentel.

A GMU está à disposição da população para prestar apoio em situações de risco e insegurança, atendendo pelo telefone 153. Todos os agentes passam por contínuos treinamentos e capacitações, seguindo instruções normativas da Polícia Federal. A corporação possui armamentos, viaturas e dispositivos modernos para realizar apreensões, abordagens, combater a violência doméstica e contra animais, controlar problemas na sinalização de trânsito, acidentes, coibir o excesso de velocidade, a direção de condutores inabilitados ou sob efeito de álcool, perturbação do sossego público e averiguar pessoas suspeitas, entre outras funções, além de atuar em apoio aos organismos policiais e à Defesa Civil, em caso de catástrofes.

TRÂNSITO INTEGRADO

Atuando em parceria com a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), a GMU é uma das 21 unidades que integram a rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses. O objetivo, segundo o diretor Valdiney Rissato, é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil. É com muito orgulho que podemos afirmar que a GMU desde 1992 honra sua missão de defender o patrimônio público e proteger as famílias umuaramenses”, registra.