Vídeos contemplados pela Lei Aldir Blanc podem ser vistos no site da Prefeitura

18 de dez de 2020 Fundação Cultural
Imagem Vídeos contemplados pela Lei Aldir Blanc podem ser vistos no site da Prefeitura
Vídeos contemplados pela Lei Aldir Blanc podem ser vistos no site da Prefeitura

A Prefeitura de Umuarama realizou, através da Fundação Cultural, a seleção de vídeos encaminhados com conteúdo digital artístico e cultural, visando o pagamento de auxílio a artistas que tiveram suas fontes de receita prejudicadas pela pandemia de coronavírus. O benefício utiliza recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020 – lei emergencial ao setor cultural.

Os vídeos foram recebidos no período entre 30 de outubro e 18 de novembro, passaram por avaliação da comissão municipal criada para atender às exigências da lei e os trabalhos premiados estão disponíveis para a população o canal da Prefeitura na plataforma digital YouTube (www.youtube.com/c/PrefeituradeUmuarama-PR/videos).

Seriam premiadas até 60 produções artísticas inéditas em vídeo, voltadas para áreas como artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, patrimônio cultural, circo, teatro, arte urbana, manifestações culturais tradicionais, artesanato e outras, porém apenas 31 conteúdos foram inscritos e todos foram contemplados.

O concurso recebeu produções artísticas registradas em vídeo nas mais diferentes práticas, como curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, vídeo dança, teatro, circo e música, arte digital, exposições virtuais, oficinas teórico ou prática na área cultural, entre outros, com duração de cinco a 60 minutos. O prêmio, estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, são de R$ 2 mil para obras individuais ou em dupla e R$ 5 mil para obras em trio ou coletivo, já creditados aos artistas.

Além do conteúdo digital, a Fundação Cultural de Umuarama já lançou editais para cadastro de espaços artísticos e culturais e também para artes visuais. As avaliações foram realizadas pelo Comitê Municipal da Lei Aldir Blanc. Os regulamentos e resultados das avaliações podem ser conferidos no site da fundação na homepage da Prefeitura de Umuarama (www.umuarama.pr.gov.br/secretaria/fundacao-cultural).