Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Umuaraminha, símbolo oficial do município, ganha festa por seus 30 anos

Compartilhar:
5 de abr de 2022 Fundação Cultural
Imagem Umuaraminha, símbolo oficial do município, ganha festa por seus 30 anos
Umuaraminha, símbolo oficial do município, ganha festa por seus 30 anos

Um indiozinho da etnia xetá é o símbolo oficial de Umuarama desde abril de 1990. O Umuaraminha, personagem criado pelo cartunista Marcos Vaz, ganhou homenagens por seu Jubileu de Pérola – 30 anos – já que a data não pôde ser comemorada em 2020 devido à pandemia de coronavírus. O evento foi realizado no Teatro Vera Schubert na manhã desta terça-feira (5) e foi prestigiado pelo prefeito Hermes Pimentel.

Marquinhos, como é conhecido o criador do personagem, aproveitou para fazer o lançamento do Almanaque do Umuaraminha – Edição Comemorativa de 30 anos, uma publicação com 140 páginas que será entregue a todos os alunos da rede municipal de ensino. “A luta para a preservação da natureza e do meio ambiente, pela preservação dos animais e da vida nunca esteve tão em alta. O Umuaraminha é um guerreiro super atual, que nesses mais de 30 anos ensinou gerações e gerações de crianças a respeitarem e preservarem a vida”, comentou.

O cartunista contou que a proposta de tornar o Umuaraminha um símbolo oficial do município foi apresentada à Câmara de Vereadores por seu presidente à época, o comunicador Aragão Filho, contando com apoio do prefeito Alexandre Ceranto. “A festa de aprovação do Umuaraminha como símbolo oficial foi grandiosa e reuniu mais de 5 mil pessoas em um evento preparado pela Prefeitura. Foi um momento realmente inesquecível, de muita emoção”, relata.

O Umuaraminha já figurou em papel timbrado do município, foi cartaz de campanhas publicitárias, estampou camisetas, livros, cadernos, gibis e foi editado em jornais e revistas, atingindo a soma de mais de 50 mil exemplares lançados. “Desde meu primeiro discurso, em 1990, já pedia às pessoas para que tivessem pelo Umuaraminha um elo de amizade, de admiração, pois sabia que ele ia levar o nome de nossa cidade mundo afora. E temos certeza hoje que valeu muito a pena, pois realmente há histórias do nosso indiozinho em escolas de vários lugares do Brasil”, observa.

O prefeito pontuou que Marcos Vaz mostra nossa cultura e eleva nacionalmente o nome de Umuarama há 30 anos. “O Marquinhos sempre foi inovador, sempre enxergou à frente do seu tempo e lutou muito para estar hoje aqui, nessa comemoração especial. Nesse mundo digital que a gente vive, fazer um almanaque tão especial como esse para distribuir nas escolas representa muito, pois vai estimular nossas crianças nas leituras e nos aprendizados. Quero parabenizar o Marcos Vaz e dizer que a parceria com o município será cada vez mais forte”, declarou.


 

Visualizar imagens Flickr