Programação dos 64 anos tem hoje oficina cultural e peça de teatro premiada

4 de jun de 2019 Fundação Cultural
Imagem Programação dos 64 anos tem hoje oficina cultural e peça de teatro premiada
Programação dos 64 anos tem hoje oficina cultural e peça de teatro premiada

A agenda do 64º aniversário de Umuarama, aberta no último final de semana com a “Prefeitura em Movimento” nos distritos, tem nesta quarta-feira, 5, e também na quinta, 6, uma atração premiada do teatro brasileiro e oficina gratuita para grupos teatrais. Numa realização conjunta entre a Fundação Cultural e Prefeitura de Umuarama, Profice e Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, o público poderá prestigiar a peça “Psicose 4h48”, apresentada pela Cia Stavis-Damaceno.

Serão três exibições – às 20h desta quarta e às 16h e 20h na quinta-feira – abertas o público no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert. No mesmo local acontecem as oficinas, às 10h e 16h de quarta e às 10h e 12h30 de quinta. Com direção de Marcos Damaceno e no elenco Eduardo Ramos e Rosana Stavis (Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz), a peça “Psicose 4h48” discorre sobre depressão psicótica, abordando o que acontece à mente de uma pessoa quando desaparecem por completo as barreiras que distinguem a realidade das diversas formas de imaginação.

Último texto da autora inglesa Sarah Kane, que cometeu suicídio aos 28 anos, a montagem estreou há 15 anos em Curitiba e rendeu a Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul de melhor atriz do ano. Neste período, a peça já foi vista por mais de 25 mil espectadores.

Discorrendo sobre a doença e suas diversas consequências – em caso extremo, o suicídio – a peça traz um texto fragmentado, permeando entre o dramático, o lírico e o narrativo. “A peça se passa mais na mente da protagonista do que no consultório psiquiátrico que remete a cenografia e isso influi nessa linguagem de devaneios que buscamos dar à encenação”, conta Marcos Damaceno.

“‘Psicose 4h48’ é um texto que pretende dar forma a algo que não tem forma, que são nossos pensamentos. Tivemos que estruturar a montagem somente na musicalidade e no ritmo das palavras, devido a não existência de trama, enredo, história e outros elementos característicos de uma dramaturgia convencional”, completa o diretor.

Dramaturga inglesa contemporânea, Sarah Kane tornou-se conhecida pela polêmica que provocou sua peça de estreia, “Blasted”, e pelo modo como terminou: com seu suicídio e a encenação póstuma de sua quinta e última peça, “Psicose 4h48”. Em sua curta vida, Kane foi atormentada por acessos depressivos que foram levando-a gradativamente ao suicídio, em 1999. A experiência desses episódios e os tratamentos médicos a que teve que se submeter formaram a matéria-prima para a construção deste seu último texto, que merece uma leitura atenta e reflexões.

CONFERÊNCIA

Durante todo o dia – das 8h às 18h – também será realizada a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo gestores, representantes da sociedade e de organismos que atuam na defesa dos mais velhos e na qualidade de vida. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e será realizado no salão da Assemu (Associação dos Servidores Municipais de Umuarama), ao lado do Parque de Exposições.

Ainda dentro da programação do aniversário de Umuarama, acontece nesta quarta-feira mais uma rodada dos Jogos Escolares do Paraná – JEPs Bom de Bola, fase municipal, com futebol de campo no Estádio Municipal Lúcio Pipino, no masculino e feminino. Os jogos serão disputados das 8h às 12h e das 13h às 18h, numa realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Prefeitura.