15 de set de 2021 Fundação Cultural
Imagem Fundação Cultural alerta que inscrições para o Programa de Bolsas gratuitas vão só até dia 30

A Fundação Cultural de Umuarama, em uma nova fase e reiniciando suas ações e investimentos em projetos culturais, chama a atenção de artistas, produtores e demais interessados, para o Programa Bolsa Qualificação, que está com vagas abertas para quem quer aprender sobre a Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. São apenas 15 dias para que os candidatos às vagas façam suas inscrições, que devem ser realizadas pela internet.

De acordo com Talita Minhoni Fernandes, diretora da Fundação Cultural, trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e da Superintendência-Geral da Cultura. “Foram disponibilizadas 12 mil vagas, que serão distribuídas entre todos os paranaenses, por isso é preciso ficar atento ao prazo para requerer uma vaga, que vai só de hoje (15) até o dia 30. Os interessados devem acessar o site https://inscricoes.apps.uepg.br/”, indica.

Ela conta que o Programa Bolsa Qualificação Cultural será operacionalizado em parceria com a equipe técnica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e oferecerá diversos cursos nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, música, ópera, povos, comunidades tradicionais e culturas populares, teatro e técnicos. “As aulas acontecerão na modalidade Ensino a Distância (EaD), o que vai facilitar muito a vida das pessoas”, comenta.

Serão 120 horas de formação – o primeiro módulo, de 40 horas, comum a todos, é destinado ao aprendizado de políticas de fomento à Cultura. A cada módulo, de igual carga horária, o participante terá o direito de receber R$ 1 mil, totalizando R$ 3 mil ao final do programa. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil.

As vagas serão distribuídas de forma proporcional entre os municípios do Interior e a Capital do Estado para contemplar o máximo de profissionais da Cultura possível e de forma equânime. Para se inscrever, é necessário residir no Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural, por meio de uma série de requisitos que estão listados no edital, disponibilizado no site da Prefeitura de Umuarama, clicando aqui. “Vale destacar que a Fundação Cultural de Umuarama está de portas abertas para apoiar os interessados em fazer a inscrição e apoiar nas declarações exigidas para comprovação das atividades culturais”, afirma Talita.

SERVIÇO – Programa Bolsa Qualificação Cultural – Lei Aldir Blanc 2021 – Inscrições: 15 a 30 de setembro – Endereço: https://inscricoes.apps.uepg.br/ - Fundação Cultural: (44) 3621-4112.