Estado lança edital para cadastrar artistas que perderam renda na pandemia

13 de ago de 2020 Fundação Cultural
Imagem Estado lança edital para cadastrar artistas que perderam renda na pandemia
Estado lança edital para cadastrar artistas que perderam renda na pandemia

O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Comunicação e da Cultura, abriu edital de chamamento a possíveis beneficiários da renda emergencial mensal – Lei Aldir Blanc – e está recebendo cadastros de trabalhadores que atuem no setor cultural. Os que se enquadrarem nas condicionalidades receberão o repasse emergencial do benefício, previsto na lei federal 14.017/2020.

O prazo de publicidade e cadastramento do edital é de um mês – de 13/08 a 14/09 – e os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio ou buscar mais informações pelo e-mail: duvidaslab@secc.pr.gov.br. O governo disponibilizou R$ 3 bilhões para socorrer profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da pandemia de coronavírus. O auxílio contemplará Estados e municípios para gestão de espaços culturais e ofertará, ainda, linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor.

A Fundação Cultural de Umuarama está fazendo levantamento dos artistas, espaços e empresas do segmento cultural por meio de um cadastro disponível no site da Prefeitura (www.umurama.pr.gov.br), que deve ser preenchido e encaminhado por e-mail para a fundacaocultural@umuarama.pr.gov.br. O prazo vai até o dia 28 de agosto.

Os artistas devem ficar atentos a outras plataformas para assegurar sua participação nos editais do governo federal, para evitar transtornos ou até mesmo o risco de não ter acesso a esse auxílio emergencial. O cadastro é requisito essencial para solicitações de auxílio embasadas na Lei Aldir Blanc.

“É importante que todos os artistas, entidades e agentes culturais do município realizem o Cadastro Estadual no site http://www.sisprofice.pr.gov.br/sisprofice.php. Os recursos serão administrados por Estados e municípios e os artistas devem ficar atentos”, disse a diretora da Fundação Cultural de Umuarama, Vera Lúcia Borges.