Biblioteca Municipal está aberta para empréstimo de obras literárias

18 de ago de 2021 Fundação Cultural
Imagem Biblioteca Municipal está aberta para empréstimo de obras literárias
Biblioteca Municipal está aberta para empréstimo de obras literárias

A Biblioteca Rocha Pombo, que funciona dentro do Centro Cultural de Umuarama, possui um acervo de mais de 5 mil volumes, entre obras literárias, revistas e documentos, todos eles disponíveis para empréstimos aos cidadãos. E agora conta também com várias edições do livro ‘As Confusões da Vila Conceição’, do escritor Renan Nunes, umuaramense radicado em Primavera do Leste (MT).

Músico de formação, Renan Nunes fez parte da banda Capitão Trovão e Os Apaches, onde tocava contrabaixo. É membro da Orquestra Municipal de Primavera do Leste e integra ainda a Orquestra Jovem Amadeus Mozart como violinista e violoncelista. A sensibilidade do musicista foi transportada para as páginas de seu primeiro romance, lançado pela editora Carlini & Caniato.

O escritor relata que “é nas pequenas coisas da vida, das pequenas cidades ou vilas” que emerge a poesia existente no livro. “O aconchego de um assunto banal, o cheiro de perfume barato, o barulho de latidos… A Vila, em si, existe há muito mais tempo do que eu: sinto-me somente um mero espectador de tudo, que ouvi, aprendi, vivenciei, observei, enfim, cada detalhe de um dia a dia”, observa.

Nas confusões, fofocas, intrigas, abraços e alegrias, somados à estética das pequenas cidades interioranas. “Apresento as ironias e desejos das pessoas, para proporcionar ao leitor uma breve viagem divertida e singela a um mundo tão real quanto possível”, brinca Nunes.

O Bar do Ademir abre cedo, a Lavanderia da Dona Pipiu também, mas o dia só começa de fato quando surge a primeira ‘treta’. No carro que não funciona, no som do cavaco, no pastor ambulante, nos velhos esquecidos, no banco de enfeite e na simplicidade de Bozó, a Vila Conceição inspira e expira vida. “A Copa do Mundo, a luta por direitos e até tomar banho no piscinão comunitário, tudo vale quando o objetivo é ser feliz e armar confusões. Em uma vila que vê o período eleitoral como carnaval fora de época e que realiza funerais com samba, cabe ao leitor entrar nessa história e se identificar com cada travessura”, pontua o escritor.

SERVIÇO – BIBLIOTECA MUNICIPAL – Centro Cultural Schubert – Av. Rio Branco nº 3633 – Aberta de segunda a sexta-feira para empréstimos – Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Contato: (44) 3621-4112.