Biblioteca de Umuarama está cheia de novidades e aguarda a volta de leitores

17 de set de 2021 Fundação Cultural
Imagem Biblioteca de Umuarama está cheia de novidades e aguarda a volta de leitores
Biblioteca de Umuarama está cheia de novidades e aguarda a volta de leitores

Fonte e referência para milhares de umuaramenses, a Biblioteca Municipal Rocha Pombo está mais ativa que nunca. Mesmo em tempos de obras digitais, o local está de portas abertas para pesquisa e empréstimo de obras de literatura diversas, revistas, documentos e uma infinidade de itens que vão agradar a novas e tradicionais gerações de leitores.

Devido à pandemia de coronavírus, as pesquisas, consultas e retiradas de livros para leitura no local estão ainda não estão permitidas, porém o público pode fazer a ‘carteirinha virtual’ e levar o exemplar para casa. “Para poder retirar um livro, fazemos o cadastro da pessoa, com todos os dados de contato, e fornecemos um login e senha. Desta forma, cada vez que vier buscar um exemplar, é só fornecer o login, digitar a senha e pronto. E o melhor é que, caso não tenha tido tempo de ler o livro emprestado no tempo previsto, basta entrar no sistema, de casa mesmo, e solicitar que o prazo seja dilatado”, explica Talita Minhoni Fernandes, diretora da Fundação Cultural de Umuarama.

São mais de 10 mil itens disponibilizados. E novos exemplares não param de chegar. Nesta semana, por exemplo, o acervo foi enriquecido com dezenas de títulos vindos da DarkSide Books, editora paulista especializada em publicações de terror, fantasia, suspense e sobre todo o universo mágico. “A DarkSide abriga o que há de mais interessante e instigante no universo sombrio da literatura. Stephen King, Clive Barker, Andrew Pyper e Thomas Olde Heuvelt são alguns dos nomes publicados”, relata.

Ela destaca que a Biblioteca recebeu uma edição super especial de ‘The Beatles Yellow Submarine’, o clássico filme dos Beatles adaptado por Bill Morrison em uma grafic novel impactante, uma edição para lá de especial que realmente é uma obra de arte. ‘O Mágico de OZ’, L. Frank Baum ganha tradução de Marcia Heloisa e o clássico resulta em uma obra interessantíssima, disponível para leitores que adoram viajar por meio da leitura”, comenta.

Destaque ainda para Drácula, de Bram Stoker, Cores Vivas, de Patrice Lawrence, O Diário de Myriam, de Myriam Rawick com Philippe Lobjois, O Médico e o Monstro e outros experimentos, de Robert Louis Stevenson, A Continuação de O Exorcista, de William Peter Blastty, O Diário de Nisha, de Vera Hiranandani, e Legião, de William Peter Blatty. “Todos esses exemplares são finamente editados e seguramente vão encantar o leitor”, acrescenta.

SEJA SÓCIO

Para ser um sócio da Biblioteca Municipal é preciso fazer o cadastro na Fundação Cultural de Umuarama, levando documentos pessoais e comprovante de residência. Cada leitor pode retirar três exemplares por vez, que devem ser devolvidos em 15 dias. “Vale destacar que o empréstimo pode ser renovado por mais 15 dias, diretamente na internet. Revistas e gibis não podem ser retirados, sendo apenas para leitura no local, assim que a pandemia permitir”, observa Talita.