Esporte e Lazer

Campeonato Paranaense de Bocha terá etapa em Umuarama, no domingo

Data de publicação: 18/04/2022

Foto da matéria Campeonato Paranaense de Bocha terá etapa em Umuarama, no domingo

Atividade de lazer que reúne e movimenta amigos e familiares, a bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. Os mais aficionados fazem da brincadeira um esporte bem competitivo, que atrai centenas – talvez milhares – de praticantes e que conta, inclusive, com competições de nível regional e estadual. E Umuarama se destaca na modalidade, tanto que a cidade sediará no próximo domingo, 24, etapa do Campeonato Paranaense de Bocha.

A mecânica do jogo é simples. A bocha é um esporte de precisão disputado em quadras com piso plano a partir do lançamento de bolas (as ‘bochas’) de resina sintética em um alvo, uma bola menor chamada de bolim. Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante a partida, objetivando pontuar posicionando as bolas o mais próximo possível do bolim. Porém, o mais marcante na competição é a alegria e a vibração dos participantes, sem falar nas brincadeiras.

É nesse universo que a cidade realizará a segunda etapa do estadual, que tem entre os organizadores o empresário umuaramense Márcio Birello, que também coordena a equipe de Umuarama, formada por 12 duplas. “Esperamos reunir cerca de 110 competidores no Harmonia Clube de Campo (HCC), no domingo. A abertura será às 9h e viemos trazer o convite para o prefeito Hermes Pimentel prestigiar o evento. Teremos competidores de praticamente todas as regiões do Estado”, convidou.

O Campeonato Paranaense normalmente conta com 12 etapas. Os resultados definem o ranking estadual e ao final a dupla que estiver na liderança é declarada campeã. Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, não houve disputa nos meses de janeiro e fevereiro, então serão 10 etapas até o final do ano – uma por mês.

“Depois de Umuarama já estão marcadas as etapas de Apucarana, em maio, e Santa Cruz do Monte Castelo no mês de junho. Estamos reorganizando o campeonato devido aos adiamentos, mas a expectativa é de sucesso. A animação está de volta e agora, com mais segurança, teremos a nossa etapa”, completou Márcio Birello. “Vale a pena prestigiar e torcer pelas nossas duplas”, finalizou.