Esporte e Lazer
Arraiá intergeracional reúne jovens, adultos e idosos no Ceju
Data de publicação: 28/07/2022

O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) virou um verdadeiro ‘arraiá caipira’ nesta quinta-feira, 28, para uma festa julina que reuniu várias gerações. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com apresentações de teatro, música, a tradicional dança da quadrilha e até uma demonstração de karatê. O prefeito Hermes Pimentel passou na festa para cumprimentar os participantes e elogiou a organização, a criatividade e a alegria de todos. A encenação teatral foi realizada por um grupo de jovens da Guarda Mirim de Umuarama, que fez o lançamento do Projeto Couro de Boi. Como canta a música “Couro de boi”, de Tião Carreiro e Pardinho – eternizada por Tonico e Tinoco –, o projeto propõe uma reflexão sobre a importância dos idosos na família e na sociedade e deixa um pedido para que eles não sejam abandonados. O coral do Ceju, embalado pelos alunos da oficina de violão, interpretaram a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e quadrilha colocou para dançar adolescentes, jovens e idosos ao som das cantigas típicas. O arraiá reuniu os jovens das oficinas ministradas pelo Ceju, pessoas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI), Guarda Mirim e grupos acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social – Cras 1, que tem sede no Parque Dom Pedro. “Além de proporcionar um momento de alegria e lazer, o objetivo da festa caipira é promover a confraternização e a interação entre as gerações, reunindo, no mesmo evento, jovens, adultos e pessoas de idade mais avançada. É o único arraiá intergeracional que temos notícia e foi gratificante ter a visita do prefeito Hermes Pimentel, que tem nos apoiado em todas as ações sociais”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana. A organização e realização do festejo contou ainda com o trabalho das chefes da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, Divisão da Juventude, Bruna Daiane de Lima, e da coordenadora do SCFVI, Débora da Mata, além do diretor de Assistência Social, Fábio Barzon. Participaram mais de 100 pessoas, que entre uma atração e outra puderam saborear um refrigerante, cachorro quente, pipoca, canjica, bolo de fubá e chá, preparados pela equipe da cozinha do Ceju.
O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) virou um verdadeiro ‘arraiá caipira’ nesta quinta-feira, 28, para uma festa julina que reuniu várias gerações. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com apresentações de teatro, música, a tradicional dança da quadrilha e até uma demonstração de karatê. O prefeito Hermes Pimentel passou na festa para cumprimentar os participantes e elogiou a organização, a criatividade e a alegria de todos.
A encenação teatral foi realizada por um grupo de jovens da Guarda Mirim de Umuarama, que fez o lançamento do Projeto Couro de Boi. Como canta a música “Couro de boi”, de Tião Carreiro e Pardinho – eternizada por Tonico e Tinoco –, o projeto propõe uma reflexão sobre a importância dos idosos na família e na sociedade e deixa um pedido para que eles não sejam abandonados.
O coral do Ceju, embalado pelos alunos da oficina de violão, interpretaram a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e quadrilha colocou para dançar adolescentes, jovens e idosos ao som das cantigas típicas. O arraiá reuniu os jovens das oficinas ministradas pelo Ceju, pessoas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI), Guarda Mirim e grupos acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social – Cras 1, que tem sede no Parque Dom Pedro.
“Além de proporcionar um momento de alegria e lazer, o objetivo da festa caipira é promover a confraternização e a interação entre as gerações, reunindo, no mesmo evento, jovens, adultos e pessoas de idade mais avançada. É o único arraiá intergeracional que temos notícia e foi gratificante ter a visita do prefeito Hermes Pimentel, que tem nos apoiado em todas as ações sociais”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
A organização e realização do festejo contou ainda com o trabalho das chefes da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, Divisão da Juventude, Bruna Daiane de Lima, e da coordenadora do SCFVI, Débora da Mata, além do diretor de Assistência Social, Fábio Barzon. Participaram mais de 100 pessoas, que entre uma atração e outra puderam saborear um refrigerante, cachorro quente, pipoca, canjica, bolo de fubá e chá, preparados pela equipe da cozinha do Ceju.
Ver fotos no Flickr