Educação

Secretaria de Educação inicia mais uma etapa do Clube do Saber para reforço escolar

Data de publicação: 20/03/2023

Foto da matéria Secretaria de Educação inicia mais uma etapa do Clube do Saber para reforço escolar

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 20, a terceira edição do Projeto Clube do Saber, que busca promover o avanço da aprendizagem entre estudantes do 3º ao 5º ano. A expectativa é atender mais de 700 estudantes da rede municipal de ensino divididos por grupos, em determinados dias da semana. Mais de 30 docentes foram destinados pela secretaria e estão e envolvidos na execução do projeto.

Conforme a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, o Projeto Clube do Saber auxilia no aprendizado da escrita e da matemática. “As atividades contribuem para desenvolver as habilidades de ler com fluência e escrever textos, ler e escrever números, calcular as operações matemáticas básicas e resolver situações-problema”, explicou.

A secretária destacou o apoio do prefeito Hermes Pimentel, um grande incentivador dos investimentos na área educacional. “Ele tem autorizado a realização de capacitações, investimentos em melhorias nas estruturas das escolas, aquisição de uniformes e materiais escolares e também nos apoia no Clube do Saber”, afirmou.

Para implementação do projeto é necessário o envolvimento de diretores, coordenadores, secretários, professores, estudantes e famílias. Os professores que fazem parte da iniciativa passam por diversos momentos de formação e alinhamento, presenciais e práticos, buscando uma vivência de toda pedagogia proposta pelo Clube do Saber.

“Os alunos selecionados, das turmas do 3º, 4º e 5º ano, frequentam o projeto no período de contraturno escolar. Conforme os resultados apresentados, os estudantes que atingem os objetivos podem ser substituídos por novos participantes, garantindo um número ainda maior de atendimentos do que o previsto para 2023”, acrescentou a coordenadora pedagógica da SME, Patrícia Abucarma.

Os participantes fazem uma avaliação de entrada e após o cronograma de atividades realizam uma avaliação de saída. O percurso de aprendizagem é registrado em fichas de acompanhamento para cada estudante, arquivadas no portfólio. As presenças são registradas em uma carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber.

“Os estudantes terão dois atendimentos semanais, totalizando 8 horas por semana. O excelente resultado apresentado nas edições anteriores nos dá a certeza de sucesso em mais esse desafio educacional no ano de 2023”, completou a secretária Mauriza Menegasso.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: