Rede pedagógica amplia a formação continuada e o planejamento coletivo

7 de fev de 2022 Educação
Imagem Rede pedagógica amplia a formação continuada e o planejamento coletivo
Rede pedagógica amplia a formação continuada e o planejamento coletivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou na última semana as atividades da Rede Pedagógica Colaborativa (RPC), um projeto que contribuirá com a formação continuada dos professores, além de oportunizar o compartilhamento de sequências de atividades de interações e brincadeiras (Infantil 4 e 5) e planos de ensino (1º ao 5º ano). A proposta é que as ações sejam pensadas coletivamente, a fim de aliar teoria e prática no planejamento das aulas de todas as turmas da rede.

A RPC ofertará suporte pedagógico à prática dos professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Umuarama. “A organização desse projeto contribui para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem para atender aos estudantes da rede municipal pública com ainda mais dedicação e comprometimento”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

É “um sonho saindo do papel”, diz a secretária, referindo-se ao início desse projeto que, além de garantir a autonomia dos docentes dentro das especificidades da aprendizagem de cada turma, permitirá momentos importantes de reflexão acerca do cotidiano das práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula.

Em um trabalho colaborativo com a RPC, a Rede Pedagógica Colaborativa Digital (RPCD) também dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo da pandemia, produzindo e compartilhando recursos educacionais digitais que ultrapassam os componentes curriculares de todos os anos do Ensino Fundamental.

“A tecnologia estará presente nas rotinas escolares com o compromisso de caracterizar-se como recursos educacionais, com finalidade pedagógica e aliada ao processo colaborativo de ensino e aprendizagem”, completou Mauriza durante a abertura dos trabalhos da RPC na última quinta-feira, 4, com os professores participantes no Núcleo de Tecnologia em Educação do município (NTM).