Profissionais de educação passam por treinamento sobre o Sistema Presença

21 de jun de 2022 Educação
Imagem Profissionais de educação passam por treinamento sobre o Sistema Presença
Profissionais de educação passam por treinamento sobre o Sistema Presença

Para ter direito de participar do Programa Auxílio Brasil (PAB), famílias que têm filhos em idade escolar obrigatória (de 4 a 21 anos) devem acompanhar a frequência dos alunos. E para apresentar o Sistema Presença, utilizado pelo Ministério da Educação para controle da frequência escolar dos beneficiários, a Secretaria Municipal de Umuarama realizou nesta segunda-feira (20) um encontro com 50 operadores de todas as instituições escolares da cidade.

Mauriza de Lima Menegasso, secretária municipal de Educação, conta que a frequência escolar é uma das principais condicionalidades descritas no PAB, que é do Governo Federal. “O Sistema Presença registra e exige que o aluno tenha frequência mínima de 60% para idade de 4 a 5 anos e 75% para os com idade de 6 a 21 anos. Crianças, adolescentes e jovens que estiverem no programa devem frequentar a escola como contrapartida para evitar a evasão escolar e incentivar a emancipação das famílias, comentou.

Ela explica que o preenchimento do Sistema Presença consolida dados que podem identificar possíveis vulnerabilidades sociais de determinada região e, com isso, implementar ações para combater baixos índices de frequência e elevada evasão escolar na educação básica. “Trata-se de importante ferramenta, por isso propusemos este encontro que reuniu profissionais de toda rede municipal, estadual, federal e particular de ensino”, detalhou Mauriza.

O encontro realizado no Centro da Juventude (Ceju) contou ainda com as presenças das coordenadoras de documentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, Daiane de Almeida Genari, Gislaine Binder, Raquel Dias de Pinto e Viviane Aparecida da Silva Cameloti Lopes, além da coordenadora do CadÚnico da Secretaria de Assistência Social, Tânia Marques de Souza, e a coordenadora do PAB da Secretaria de Saúde, Suzane Viana do Nascimento.