PREVENÇÃO
Perigos do cigarro eletrônico são tema de palestra para estudantes
Data de publicação: 17/09/2025

A Escola Municipal Carlos Gomes realizou uma palestra aos alunos sobre os riscos à saúde, decorrentes do uso do cigarro eletrônico, no encerramento do concurso de redação ‘Caps-AD Novos Caminhos’, realizado em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), no último dia 10. O concurso teve a parceria das secretarias municipais de Educação e de Saúde. A palestra contemplou alunos de 4º e 5º anos discorrendo de forma clara, de fácil compreensão, sobre os perigosos do uso do cigarro eletrônico – uma verdadeira ‘febre’ entre jovens e adolescentes desinformados sobre os prejuízos para a saúde. A ação foi realizada por meio do Projeto Saúde na Escola, desenvolvido pelo médico Matheus Alexandre Victório e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Eliza. O objetivo está alinhado ao trabalho do professor Felipe Henrique Pizzi, que orienta a turma do 5º ano no 4º Concurso de Redação Caps-AD Novos Caminhos. Neste ano o tema é a conscientização sobre o uso de cigarros eletrônicos. “A parceria entre a escola e as secretarias foi fundamental para levar informações confiáveis aos estudantes, promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e os riscos do uso de cigarro eletrônico. Educadores e profissionais da saúde reforçam, por meio de ações como esta, o compromisso com a educação e a saúde, estimulando o pensamento crítico e a formação de cidadãos informados e conscientes”, destaca a secretária da Educação Letícia Labiak.
A Escola Municipal Carlos Gomes realizou uma palestra aos alunos sobre os riscos à saúde, decorrentes do uso do cigarro eletrônico, no encerramento do concurso de redação ‘Caps-AD Novos Caminhos’, realizado em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), no último dia 10.
O concurso teve a parceria das secretarias municipais de Educação e de Saúde. A palestra contemplou alunos de 4º e 5º anos discorrendo de forma clara, de fácil compreensão, sobre os perigosos do uso do cigarro eletrônico – uma verdadeira ‘febre’ entre jovens e adolescentes desinformados sobre os prejuízos para a saúde.
A ação foi realizada por meio do Projeto Saúde na Escola, desenvolvido pelo médico Matheus Alexandre Victório e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Eliza.
O objetivo está alinhado ao trabalho do professor Felipe Henrique Pizzi, que orienta a turma do 5º ano no 4º Concurso de Redação Caps-AD Novos Caminhos. Neste ano o tema é a conscientização sobre o uso de cigarros eletrônicos.
“A parceria entre a escola e as secretarias foi fundamental para levar informações confiáveis aos estudantes, promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e os riscos do uso de cigarro eletrônico. Educadores e profissionais da saúde reforçam, por meio de ações como esta, o compromisso com a educação e a saúde, estimulando o pensamento crítico e a formação de cidadãos informados e conscientes”, destaca a secretária da Educação Letícia Labiak.
Ver fotos no Flickr