Educação

IFPR discute estratégias e projetos para contribuir com o desenvolvimento da cidade

Data de publicação: 24/05/2023

Foto da matéria IFPR discute estratégias e projetos para contribuir com o desenvolvimento da cidade

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Secretários municipais e gestores da Prefeitura de Umuarama participaram da audiência pública

 

 

Há exatamente 13 anos era inaugurado em Umuarama o IFPR (Instituto Federal do Paraná), reforçando na cidade seu caráter de polo regional de educação. Os rumos da instituição, que neste período já formou milhares de profissionais, foram discutidos em audiência pública realiza nesta terça-feira (23) e contou com a participação de secretários e gestores municipais na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028.

O reitor Odacir Zanata relata que no primeiro semestre de 2023 o IFPR está realizando audiências públicas nos 26 campi existentes no Estado. “O objetivo é produzir um documento [PDI] que serve como guia da instituição em relação à missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas a serem seguidos nos próximos cinco anos. E para nós é fundamental que ele seja elaborado coletivamente, com a participação de representantes reais das comunidades interna e externa”, resumiu.

Já Carlos José Dalla Nora, diretor-geral do IFPR Umuarama, detalhou que nessas audiências públicas, estudantes, pais, servidores e membros de toda a comunidade podem expressar sua opinião e dar sugestões. “A intenção é dar voz para uma grande quantidade de pessoas, envolvidas e interessadas na instituição, coletando informações para o planejamento do IFPR e oferecendo aos interessados a oportunidade de esclarecer dúvidas e encaminhar suas demandas, opiniões e sugestões”, disse.

Segundo ele, o objetivo, portanto, é de debater questões pertinentes à instituição a fim de buscar soluções e permitindo que a comunidade interna e externa participe, ativamente, da Administração Pública. “Vale registrar que o PDI é um instrumento de gestão que norteia a instituição em aspectos como a filosofia de trabalho, sua missão, os objetivos estratégicos e as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações”, reforça, acrescentando que a elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino.

 

Administração municipal

Convidados para contribuir com o PDI, estavam os secretários municipais de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, de Obras, Gleison Alves de Andrade, de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, da Fazenda, Gislaine Alves Vieira de Marins, e de Agricultura, Murilo Teixeira, além do chefe da Divisão de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk. Ele falou sobre a importância da participação dos alunos na construção do PDI. “É evidente que a participação de toda a sociedade é fundamental, mas vocês, alunos, devem representar e contribuir com ideias, soluções e caminhos para que o IFPR seja cada vez mais forte”, indicou.

 

 

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: