Educação

Escolas municipais recebem troféus pela participação nos Jogos Infantis

Data de publicação: 14/12/2022

Foto da matéria Escolas municipais recebem troféus pela participação nos Jogos Infantis

Carregando...
Carregando...
Carregando...

De 26 de novembro a 8 de dezembro foram disputados os Jogos Infantis de Umuarama (JIUs), que envolveram cerca de 3 mil alunos de 22 unidades da rede municipal de ensino que disputaram as modalidades de futsal e basquetebol pré-desportivo, bola queimada, chute ao minigol (por equipe), boliche (por equipe), corrida em equipe e corrida individual de 35 metros.

Devido ao caráter educativo e formativo da competição, realizada em conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), com apoio do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar), não foi estabelecida uma classificação geral entre as unidades escolares.

“Quisemos, com isso, evitar uma competição exagerada entre as escolas, por isso todas elas receberam o troféu de participação”, lembrou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso. Os alunos atletas receberam a premiação após a realização dos jogos, já a entrega dos troféus às instituições de ensino aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal.

No encontro o prefeito Hermes Pimentel, a secretária Mauriza e o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, receberam diretores, coordenadoras pedagógicas e professores de Educação Física das escolas participantes para um momento de homenagens e agradecimento. “Todos os envolvidos estão de parabéns. A inserção da Educação Física e da importância do trabalho em equipe, por meio dos jogos, são muito importantes para o desenvolvimento pleno dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental”, afirmou a secretária.

O prefeito agradeceu a dedicação de todos os envolvidos na organização e disse que as crianças se divertiram muito, além dos ensinamentos repassados durante a competição. “É preciso saber vencer e também saber perder, para isso nada melhor que uma competição sadia, educativa, já nessa fase inicial da vida”, apontou. “Essas atividades extracurriculares proporcionam um aprendizado que o aluno levará para toda a vida”.

Pimentel deu as boas vindas aos novos professores de Educação Física e disse que o município tem atuado firmemente para melhorar a infraestrutura das escolas, a qualificação dos profissionais da educação e a progressão de carreira. “Porém são mais de 40 estabelecimentos de ensino, cerca de 900 professores e mais de 9 mil alunos, uma estrutura muito grande, pois as melhorias demandam de tempo para serem implantadas”, acrescentou, e aproveitou o evento para dar votos de feliz natal e próspero ano novo aos presentes.

Os organizadores dos JIUs também fizeram um agradecimento especial ao coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Pedro Pinheiro, e aos acadêmicos que trabalharam voluntariamente para o sucesso da competição.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: