EDUCAÇÃO

Escolas de tempo integral realizaram a 1ª Mostra Interativa de Robótica Educacional

Data de publicação: 10/12/2024

prefeito e secretária da educação observam apresentação dos alunos que estudaram robótica neste ano letivo

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais Benjamin Constant, Evangélica e Tempo Integral realizaram na última sexta-feira, 6, a 1ª Mostra Interativa de Robótica Educacional. Nessa primeira edição, as escolas que atendem em tempo integral e oferecem a robótica educacional no acompanhamento pedagógico de matemática, elaboraram uma oficina especial para receber estudantes de outras escolas para mostrar o material e as atividades desenvolvidas.

Um dos visitantes da mostra foi o prefeito Celso Pozzobom, que esteve na Escola Tempo Integral ao lado da secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso. “Fiquei surpreso com a habilidade dos alunos e o conhecimento adquirido a partir desse projeto, que merece ser estendido a outras estolas”, disse o prefeito.

No distrito de Roberto Silveira, a Escola Municipal Benjamin Constant recebeu estudantes do 4º ano da Escola Municipal Carlos Gomes, localizada no distrito de Santa Eliza.

Em Umuarama, a Escola Municipal Tempo Integral recebeu os estudantes de uma turma do 4º ano da Escola Municipal São Francisco e, por fim, a Escola Municipal Evangélica recebeu os estudantes da Escola Professora Maria Augusta do Amaral Picelli. “Em 2025, as escolas municipais Carlos Gomes e Maria Augusta Picelli também ofertarão a robótica educacional no atendimento em tempo integral”, anunciou Mauriza Lima.

A secretária explicou que a robótica educacional possibilita aos estudantes, por meio da construção e programação das atividades propostas, a oportunidade de resolver problemas reais, trabalhar em equipe e aplicar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de maneira prática e envolvente.

A proposta de robótica que os estudantes participam está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na parte de computação, estimulando o pensamento computacional em um ambiente de aprendizado colaborativo. “Estudantes, docentes e a comunidade – que participou da mostra – exploraram novas possibilidades, compartilharam experiências e ações fundamentais para uma educação compromissada em formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do amanhã”, acrescentou a secretária da Educação.

A 1ª Mostra de Robótica Educacional foi realizada para incentivar a interação entre os participantes e escolas visitantes, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências. Também foi a oportunidade de demonstrar a aplicação prática dos momentos de aprendizagem da robótica nas escolas de tempo integral, além de promover a integração entre estudantes, docentes e a comunidade.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: