Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Equipe leva experiências da rede municipal na pandemia a evento internacional

Compartilhar:
16 de nov de 2022 Educação
Imagem Equipe leva experiências da rede municipal na pandemia a evento internacional
Equipe leva experiências da rede municipal na pandemia a evento internacional

Uma equipe de Umuarama formada pela secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, pela coordenadora de Tecnologias Educacionais, Dayane Horwat, e pela coordenadora do Polo UAB, Simone Martins, apresentou trabalho científico sobre a utilização das tecnologias digitais por professores no pós-pandemia em um congresso internacional de educação em São Paulo, no último fim de semana.

O trabalho, que apresenta experiências de uma rede municipal de ensino, fez parte do Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias organizado pelo Grupo Horizonte (um conjunto de estudos e pesquisas sobre inovação em educação, tecnologias e linguagens) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCarm, que neste ano teve como tema “Educação Híbrida: Resiliência, Equidade e Sustentabilidade”.

“Nosso trabalho tece reflexões de questões sobre a pandemia de coronavírus que se estabeleceu ao redor do mundo, a partir de 2020, e ocasionou mudanças nas formas de ensinar em muitas instituições, provocando uma ruptura nos profissionais da educação com o meio tradicional de lecionar e impulsionando a apropriação da cultural digital”, explicou Mauriza.

Assim, apesar das dificuldades notadas pelos docentes, foi perceptível o avanço frente ao uso de instrumentos pedagógicos digitais, bem como a formação de redes de colaboração entre os profissionais da rede municipal de Umuarama.

Como resultado desse movimento, provocado pela implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), “o trabalho apresentado realizou uma análise da situação e uma solução pensada pela rede municipal, para continuidade e incorporação do uso das tecnologias de comunicação e informação na educação, no período pós-pandemia”, completou a secretária da Educação.

As representantes de Umuarama também fazem parte do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que realiza pesquisas sobre as tecnologias educacionais, cultura digital e humanidades digitais.

O evento científico, intitulado CIET:EnPET | ESUD:CIESUD 2022, é um espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências (brasileiras e estrangeiras) relacionadas aos efeitos das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Em 2022, reuniu pesquisadores de todo o Brasil e internacionais na cidade de São Paulo, na Universidade Mackenzie – Higienópolis.