30 de jun de 2022 Educação
Imagem Educação conta com centro de desenvolvimento e pesquisa para apoio aos professores

O prefeito Hermes Pimentel conheceu, na manhã desta quinta-feira, 30, toda a infraestrutura e a equipe do Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), que funciona nas antigas instalações da Escola Municipal Evangélica, com a missão de dar suporte aos 900 professores da rede, que por sua vez atendem quase 10 mil alunos da educação infantil e Ensino Fundamental I em Umuarama. A visita teve a participação, também, do secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

No local são preparados os projetos, aulas e materiais de apoio para uso em sala de aula, um trabalho que contribui para a organização e garante mais qualidade ao ensino ofertado às crianças. “Temos 18 profissionais – incluindo a equipe do projeto Biblioteca Itinerante – que periodicamente recebem professores para formações e elaboração dos planos de interações e brincadeiras, além de planos de ensino para as turmas do Infantil 4 ao 5º ano”, explicou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

A equipe é composta por professores selecionados pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte da RPC (Rede Pedagógica Colaborativa), que auxilia nas rotinas organizadas semanalmente, e é constituída por todos os docentes da rede. “O trabalho de planejamento é iniciado no centro e desenvolvido em todas as escolas do município, com as adequações que cada professor faz de acordo com a realidade dos estudantes que atende”, explicou a secretária.

O CMDPE é constituído por três salas de formação e um auditório que comporta até 200 professores no mesmo espaço. As salas e o auditório são utilizados em datas agendadas para a realização de formações da Educação Infantil e dos componentes específicos, tais como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Arte e Educação Física. Também é o local que recepciona as coordenadoras pedagógicas das escolas e CMEIs para as reuniões de alinhamento ao longo do ano letivo.

O prefeito Hermes Pimentel ouviu o relato dos integrantes do centro, entendeu a importância do trabalho prestado e parabenizou a todos pela dedicação. “A Secretaria da Educação tem todo o nosso apoio, tanto estrutural quanto em recursos humanos, pois não tenho dúvida do valor do serviço que é prestado nas escolas. O futuro dessas crianças e também o futuro do nosso município. Fico muito satisfeito com o suporte que o centro permite para as nossas escolas e podem contar comigo para o que for necessário”, dispôs-se o prefeito.

O centro é o espaço físico da Secretaria Municipal de Educação que contribui para a consolidação de uma educação de qualidade aos estudantes de Umuarama, completou a secretária Mauriza Lima, “pois possibilita que as pesquisas e formações de professores aconteçam com a frequência necessária para a demanda de atendimento dos milhares de estudantes do infantil 4 ao 5º ano da rede municipal de ensino”.