Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Alunos da rede municipal vão disputar prêmio nacional sobre logística reversa

Compartilhar:
23 de set de 2022 Educação
Imagem Alunos da rede municipal vão disputar prêmio nacional sobre logística reversa
Alunos da rede municipal vão disputar prêmio nacional sobre logística reversa

Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) é um projeto do Sistema Campo Limpo, realizado pela Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), fez a entrega de prêmios aos seis alunos da rede municipal de ensino que venceram a etapa local do concurso de redação e desenho sobre o tema “Minha atividade na logística reversa”. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) no Teatro Vera Schubert e contou com a presença do prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, conta que o PEA tem como objetivo principal apoiar as escolas na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. “Anualmente são distribuídos kits educativos para serem aplicados para as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. No PEA Campo Limpo 2022 foram inscritos 250 mil alunos de 2.500 escolas de 320 municípios em 23 estados brasileiros. São números realmente superlativos e para nós, de Umuarama, é uma honra fazer parte de um projeto dessa envergadura”, pontuou.

As 22 escolas da rede municipal de ensino participaram do concurso e 2.100 alunos do ensino fundamental se inscreveram – os do 4º ano na categoria Desenho e os do 5º ano na categoria redação. “O envolvimento dos professores e coordenadores com o desenvolvimento do projeto em sala de aula materializou os conceitos estudados em desenhos e redações que representavam a ‘logística reversa’ por meio dos olhares atentos dos estudantes”, acrescentou Mauriza.

Os trabalhos foram avaliados primeiramente pelos professores e pela equipe pedagógica das escolas inscritas. Em seguida, por uma comissão julgadora composta por professores de instituições públicas e por profissionais da área ambiental ligados ao PEA Campo Limpo, que escolheu os três desenhos e as três redações que atenderam o regulamento do concurso. “Realmente não foi uma tarefa fácil, pois os trabalhos apresentados tinham um nível impressionante. Parabéns a cada um dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e familiares de alunos: todos vocês merecem nossa homenagem”, disse Waldir José Baccarin, diretor executivo da Adita.

Os vencedores da categoria Desenho foram: em terceiro lugar, Ana Beatriz F. Teodoro, aluna da Escola Municipal Ouro Branco (diretora Joyce Pereira, coordenadoras pedagógicas Caroline Ferrarezi e Ana Maria Lima e professora Mirian Teresa Alborghetti Zanetta). A aluna ganhou em jogo de tabuleiro e a professora um mouse sem fio.

Em segundo lugar ficou Gabriele Victoria Rodrigues de Souza, da Escola Municipal Rui Barbosa (diretor Diego Luccas Camilo, coordenadoras pedagógicas Cleide Nicoletti e Aline Barros e professora Fernanda Antunes de Oliveira Barbosa). A aluna ganhou um kit escolar e a professora e a escola um kit teclado e mouse sem fio.

A primeira colocada foi Damaris Alves Gouveia, da Escola Municipal Carlos Gomes (diretor Délcio José de Oliveira, coordenadora pedagógica Rosicler Salesse e a professora Gabriella Berechavinski). A aluna ganhou uma bicicleta, a professora um tablet e a escola uma webcam full.

Os vencedores na categoria Redação foram: em terceiro lugar Izadora Barbosa, da Escola Municipal Rui Barbosa (diretor Diego Luccas Camilo, coordenadoras pedagógicas Cleide Nicoletti e Aline Barros e professora Geovana Stefane Mathias. A aluna ganhou um jogo de tabuleiro e a professora e escola um mouse sem fio.

Em segundo lugar ficou Ana Laura Tucunduva, da Escola Municipal Serra dos Dourados (diretora Fernanda Taiete, coordenadora pedagógica CidalvaPereira e professora Rubinéia Santos. A aluna recebeu um kit escolar, a professora e escola um kit teclado e mouse sem fio.

Em primeiro lugar ficou a estudante Stefany Moura, da Escola Municipal Dr. Angelo Moreira da Fonseca (diretora Vera Lucia da Silva), coordenadoras pedagógicas Lerci de Jesus e Rosemar Salton e professora Valdirene da Silva Ferraresso). A aluna ganhou uma bicicleta, a professora um tablet e a escola uma webcam full. “Os alunos premiados em primeiro lugar na etapa regional (Damaris Alves Goveia e Stefany Moura) vão agora para a etapa nacional e concorrerão com mais 100 crianças de todo o Brasil”, detalhou a secretária.

 

 

Visualizar imagens Flickr