Sestram busca experiências em Maringá para melhorar o transporte público

4 de abr de 2022 Defesa Civil
Imagem Sestram busca experiências em Maringá para melhorar o transporte público
Sestram busca experiências em Maringá para melhorar o transporte público

O secretário Elizeu Vital da Silva e a equipe da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) da Prefeitura de Umuarama realizou visita técnica à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá, na última sexta-feira, 1º, para uma troca de experiências sobre transporte coletivo público – tema que tem criado desafios para a administração não apenas em Umuarama, mas em muitas cidades do Estado e do país.

“Nos reunimos com a equipe maringaense para falarmos sobre a realidade do transporte público nas cidades de médio porte. O secretário da Semob, Gilberto Purpor, nos recebeu muito bem e repassou informações importantes sobre o funcionamento do sistema em Maringá”, explicou Vital, que estava acompanhado da diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, do chefe da Divisão de Transporte, Juracy Narcizo, e do assessor especial da Sestram, Kenny Gonçalves.

Ainda na sexta-feira, no período da noite, a equipe de Umuarama participou de palestra e debate sobre transporte público na Câmara de Vereadores de Maringá, com a participação do deputado federal Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba e grande conhecedor do tema transporte público, e do prefeito maringaense Ulisses Maia.

Convidado para compor a mesa do evento, o secretário Elizeu Vital disse que a Sestram é responsável pela mobilidade urbana em Umuarama e está se preparando para os desafios que o crescimento urbano vem impondo ao poder público municipal.

“Nosso objetivo em Maringá foi adquirir novos conhecimentos para aplicarmos principalmente na área do transporte coletivo. O desafio é construir um modelo eficiente para despertar o interesse das pessoas em priorizar o transporte coletivo urbano, em relação ao individual, o que ajudará a melhorar o trânsito e a mobilidade”, completou Elizeu Vital.