Umuarama não teve novos casos de dengue nesta semana

10 de dez de 2021 Covisa
Imagem Umuarama não teve novos casos de dengue nesta semana
Umuarama não teve novos casos de dengue nesta semana

O boletim semanal do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgado nesta sexta-feira, 10, não trouxe nenhum novo caso de dengue registrado em Umuarama. As notificações de casos suspeitos subiram de 151, na última semana, para 158, porém nenhum exame realizado teve resultado positivo. O município segue com 12 pessoas contaminadas desde agosto deste ano, início do período sazonal da dengue.

Entre as 158 notificações, 141 foram descartadas (exames negativos), 12 foram confirmadas e cinco seguem em investigação. Todos os casos tiveram infecção no próprio município (autóctones) e ocorreram nos bairros Cidade Alta, Conjunto Sonho Meu, Jabuticabeiras, Jardim Cruzeiro, Jardim União (2), Parque San Remo (2), Posto Central (2), Vitória Régia e o último na zona rural. Essas localidades passaram a ser consideradas áreas de risco.

Ainda não houve positivos nos demais bairros da cidade, nem registro de casos graves, com complicações ou óbito. Nesta semana, a Vigilância Ambiental divulgou o novo Índice de Infestação Predial (IIP) por larvas do mosquito transmissor da dengue, apurado durante o sexto e último Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) do ano: houve redução de 2,4% (sondagem anterior) para 1,2% na média.

Apesar disso, a Vigilância reforça o apelo à população para manter os quintais limpos, cobrir garrafas e pneus, colocar areia nos pratinhos de vasos e eliminar recipientes que possam acumular água. O descumprimento dos cuidados de prevenção e combate à dengue deve ser denunciado pelo telefone (44) 3639-1930.