6 de jul de 2021 Covisa
Imagem Umuarama foi o município paranaense que mais eliminou focos da dengue durante campanha do Sesc

O Sesc (Serviço Nacional do Comércio) Paraná encerrou a campanha digital contra a dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”. Em Umuarama a ação contou com o apoio da Prefeitura e os resultados podem ser comemorados: mais de 21 mil focos do mosquito Aedes aegypti foram eliminados em dois meses, o que coloca o município em primeiro lugar no Estado (o segundo colocado fez a marca de 14 mil focos eliminados).

A campanha convidava os paranaenses a se tornarem Agentes de Caça ao Aedes aegypti, registrando todas as ações feitas – em suas casas, quintais e vizinhança – em um aplicativo no celular; cada foco eliminado valia pontos. Os três primeiros colocados em Umuarama foram premiados em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (06) na Prefeitura.

A gerente do Sesc Umuarama, Thais Mariane Santos, entregou um troféu ao prefeito Celso Pozzobom. “Para nós é realmente motivo de orgulho receber esse reconhecimento, resultado de um esforço coletivo de dezenas de profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde e principalmente dos cidadãos umuaramenses que se dedicaram a um trabalho tão importante como esse, de lutar contra a dengue”, comentou o prefeito.

Em terceiro lugar ficou Taila Biaca Crivelaro, que eliminou 2.587 focos, em segundo lugar ficou o empresário José Carlos Strassi, que eliminou 3.219 focos, e em primeiro lugar ficou Franciele do Amaral, responsável por eliminar 4.147 focos do mosquito. Todos receberam prêmios do Sesc Paraná, além disso, a Prefeitura também entregou certificados aos ganhadores e um telefone Samsung Galaxy A51 para a vencedora Franciele. As agentes de endemias Luzia Marranca e Bruna dos Santos Vaz também receberam prêmios por suas contribuições à campanha.

Pozzobom destacou ainda que a administração municipal constantemente investe em campanhas e ações para estimular a população a diariamente fazer sua parte eliminando os criadouros do mosquito transmissor da dengue (também do zikavírus e da febre chikungunya). “Campanhas como a ‘Lixo que Vale’ e ‘Bairro Saudável’ fazem toda a diferença, pois estimulam os cidadãos a recolherem os materiais recicláveis, impedindo que muitos focos sejam criados. A luta contra a dengue, todos sabem, deve ser constante, diária e depende grandemente da dedicação de cada um”, observou.