Secretaria de Saúde realiza ações de combate à dengue em alusão ao “Dia D”

24 de nov de 2021 Covisa
Imagem Secretaria de Saúde realiza ações de combate à dengue em alusão ao “Dia D”
Secretaria de Saúde realiza ações de combate à dengue em alusão ao “Dia D”

O Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, 22, as ações do ‘Dia D’ de combate à dengue em Umuarama. Na terça, 23, as atividades ocorreram na UBS Guarani/ Anchieta e no entorno do Lago Aratimbó, onde agentes de endemias e educação em saúde realizaram mutirão de limpeza.

Nesta quarta-feira, 24, foi a fez da UBS San Remo realizar atividades recreativas (tapete interativo da dengue e distribuição de pipoca e algodão-doce) e panfletagem. À tarde o mutirão de limpeza foi deslocado ao Bosque dos Xetá. Nesta quinta, 25, a programação continua na UBS Panorama pela manhã e à tarde haverá eliminação de criadouros do mosquito da dengue no Cemitério Municipal.

Embora a situação da dengue aparente controle, com 123 notificações de suspeitas da doença e 10 casos positivos registrados neste ano, em Umuarama, a população não pode relaxar. “Qualquer descuido pode facilitar a proliferação do mosquito e permitir o aumento dos casos, por isso temos essa semana de combate à dengue e o ‘Dia D’, que será no sábado, na Praça Arthur Thomas, a partir das 8h30”, convidou o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva.

Também haverá atividades na UBS Posto Central, nesta sexta, capacitação para agentes de combate a endemias para melhoria na qualidade do trabalho de campo, alongamento com a Secretaria de Esporte e Lazer e palestra sobre ética, conduta e importância da lei 018/92, com a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Juvani Cirino Gonçalves, assistente administrativo do município e bacharel em Direito.

O ‘Dia D’ terá exposições de fotos do Projeto “Orquídeas” e das vistorias realizadas com drone; tenda de prevenção da dengue com microscópio e orientações; moldura para fotos com tema Aedes aegypti e #denguenão; tapete interativo da dengue, banner com slogan da campanha e decoração da praça com balões pretos e brancos.