4 de ago de 2021 Covisa
Imagem Diretores de escolas municipais recebem treinamento para reduzir risco de contágio do coronavírus

Uma reunião técnica com a coordenação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e as diretoras de instituições de ensino da Prefeitura de Umuarama, marcou o rigor com que a administração municipal tem com a questão da prevenção ao coronavírus. Foram apresentadas ações para redução do risco de contágio do vírus Sars-CoV-19 em todos os ambientes escolares.

A enfermeira Edinalva Almeida Mota, coordenadora da Visat, disse que o encontro desta quarta-feira (4) é o primeiro de uma série de reuniões e capacitações que serão realizadas na cidade. “Além dos diretores das escolas, faremos com equipes pedagógicas das escolas, inclusive as estaduais e particulares. A Visat também cumpre na próxima semana cronograma de inspeções em todas as escolares municipais. O objetivo é verificar in loco o cumprimento de medidas preventivas e de mitigação dos riscos da covid-19 para os trabalhadores das instituições escolares, uma vez que há muito todas já receberam orientações da Visat de como proceder”, esclareceu.

Entre as várias pautas abordadas, Edinalva afirmou que a Vigilância visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora. “Por meio da integração de ações que enfrentem quadros graves, apresentamos modelos de desenvolvimento de processos produtivos para saúde preventiva, como a exigência rigorosa e regular do checklist para todos os servidores, funcionários, terceirizados e fornecedores antes de adentrarem a instituição escolar”, especificou.

Edinalva informou que o município tem agido com um rigor ainda maior que definido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na decisão de afastar as pessoas com suspeita de contaminação. “A Sesa indica o afastamento quando dois trabalhadores testam positivo para covid-19, comprovado com exame RTPCR, desde que haja indícios de que a transmissão foi de trabalhador para trabalhador. A administração municipal já indica o afastamento imediato independentemente do tipo de teste (PCR, teste rápido ou antígeno). Três funcionários com resultado positivo e já comunica como surto e toma todas as providências para bloquear a cadeia de contágio e mantermos todos em segurança”, observou.

As secretárias municipais de Saúde, Maria Harue Takaki, e Educação, Mauriza de Lima Menegasso, também participaram da reunião, que contou ainda com a presença de fiscais e coordenadores da Visat. “A pandemia nos trouxe propostas completamente diferentes para nossa forma de agir. É um momento de desenvolvermos a empatia e a solidariedade, porque todos os seres são vulneráveis. Afastar não significa segregar, mas demonstrar cuidado com nossos trabalhadores”, resumiu.