Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Devido às chuvas, campanha “Todos contra a Dengue” foi transferida para sábado, 19

Compartilhar:
14 de mar de 2022 Covisa
Imagem Devido às chuvas, campanha “Todos contra a Dengue” foi transferida para sábado, 19
Devido às chuvas, campanha “Todos contra a Dengue” foi transferida para sábado, 19

As ações contra a dengue programadas para o último sábado, 12, com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 05.012 e agentes de combate a endemias em dois pontos movimentados da cidade – o Lago Aratimbó e o Bosque dos Xetá – acabou adiada por conta das chuvas do fim de semana. A nova data é o próximo sábado, 19, nos mesmos locais, com início às 8h30.

A campanha é promovida pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). O objetivo é conscientizar a população sobre a dengue e a importância das medidas preventivas. “Vamos distribui panfletos e realizar um ‘pente-fino’ para eliminar recipientes que possam acumular água e se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, com uma equipe no bosque e outra no lago”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

A atividade deve envolver, além dos atiradores do TG e agentes de combate a endemias, equipes do Sesc, Rotaract e voluntários. O trabalho será desenvolvido até as 11h30. Na última sexta-feira, 11, o mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) – realizado entre 7 a 11 de março –, trouxe mais um alerta à população. A incidência de imóveis com larvas do mosquito aumentou 300% em comparação com o apurado em janeiro deste ano, passando de 0,7% para 2,8%.

As autoridades orientam a população a redobrar os cuidados, especialmente com a ocorrência de chuvas e o calor dos últimos dias, eliminando criadouros do mosquito transmissor da doença. Ele se reproduz em qualquer recipiente que acumule água parada, como garrafas, tonéis, baldes e bacias sem uso, brinquedos velhos, materiais recicláveis, embalagens, pratinhos de plantas e pneus velhos. É importante ainda desobstruir calhas e ralos de água pluvial.