Covisa

Curso gratuito auxilia profissionais da alimentação a cumprir legislação

Data de publicação: 22/08/2022

Foto da matéria Curso gratuito auxilia profissionais da alimentação a cumprir legislação

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Mais de 80 proprietários e funcionários de estabelecimentos que comercializam lanches e outros produtos alimentícios prontos em Umuarama iniciaram nesta segunda-feira, 22, o curso de boas práticas na manipulação de alimentos oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária. A qualificação continua nesta terça-feira, 23, no anfiteatro da Prefeitura, e objetiva dar cumprimento às normas da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A RDC considera a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população, o interesse na harmonização das ações de inspeção sanitária em serviços de alimentação e a elaboração de requisitos higiênico-sanitários gerais aplicáveis em todo território nacional.

O curso é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, que fez o levantamento do público – proprietários e empregados em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, panificadoras, carrinhos de lanche e similares. A nutricionista Fernanda Bertelis Merlini aborda com exemplos práticos o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Os participantes receberão certificado, ao final.

“Nesta primeira etapa oferecemos o curso pela manhã para atender aos profissionais que trabalham na parte da tarde e noite. Dia 17 receberemos os feirantes e em breve teremos um curso com o mesmo conteúdo no período da noite, para beneficiar os que trabalham pela manhã e durante o dia”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais. “Existem muitas atividades diferentes no ramo da alimentação e todas precisam se adequar à legislação”, disse.

A RDC exige que os profissionais da área de alimentos que trabalham com manipulação tenham comprovadamente esse treinamento, ministrado por entidade reconhecida. “Buscamos parcerias para oferecer o curso de graça. Nos dois últimos anos a economia enfrentou devido à pandemia, com prejuízo financeiro e desemprego. Muitas pessoas que ficaram perderam o emprego foram para a área de alimentos sem o devido treinamento, como temos observado nas vistorias”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, que acompanhou a qualificação.

Com o curso, o município auxilia os profissionais a cumprirem a lei e a garantir mais qualidade no serviço, já que Umuarama tem grande expectativa de desenvolver o turismo de eventos. “É preciso garantir a segurança na manipulação de alimentos para evitar os riscos de contaminação e até de intoxicações alimentares”, reforçou a chefe da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan. Como é um curso obrigatório, o certificado será cobrando nas fiscalizações.

“Com os profissionais treinados evitaremos problemas para as empresas e a fiscalização será agilizada. O município faz a sua parte oferecendo a qualificação e os profissionais devem abraçar a oportunidade”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros. Acompanharam a abertura do curso, ainda o chefe da Divisão de Turismo e Empreendedorismo, Rodrigo Resende, e os secretários municipais da Saúde, Herisson Cleik da Silva Lima, e da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: