9 de ago de 2021 Covisa
Imagem Apesar de melhora nos números, fiscalização de medidas contra pandemia terá continuidade

Seis notificações e sete autos de infração foram emitidos no último sábado, 7, na ação integrada de fiscalização contra o descumprimento das medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, em Umuarama. A operação reuniu fiscais da Vigilância Sanitária, agentes da Guarda Municipal e policiais militares do 25º Batalhão da PM.

O objetivo da fiscalização é assegurar o cumprimento dos decretos do município e do governo do Estado relacionados ao enfrentamento à pandemia de covid-19, que declaram situação de emergência e estabelecem medidas que devem ser respeitadas – como restrição da livre circulação entre as 23h e 5h, distanciamento social, horários específicos de funcionamento, uso obrigatório da máscara, disposição de álcool gel 70% para clientes e não utilização das calçadas com mesas e cadeiras, entre outras.

Conforme relatório, a Guarda Municipal não atuou na noite de sexta-feira, 6, e no sábado foram atendidas diversas ocorrências. Por solicitação da Vigilância Sanitária, uma operação de presença foi realizada na região central e resultou em notificações aplicadas ao shopping, espaço para tênis de areia, lanchonetes, bar, comércio de espetinhos, distribuidor de bebidas e churrascaria; já os autos de infração foram emitidos contra bar, tabacaria, pub e lanchonetes. Além disso, houve nove orientações na quarta-feira, oito orientações e monitoramento de evento pré-agendado na quinta e 12 na sexta, a estabelecimentos e pessoas em via pública.

O trabalho foi encerrado por volta de 1h30 de domingo, dia em que não houve notificações. As principais infrações são funcionamento após o horário fixado pelo decreto, aglomeração e quantidade de clientes acima do permitido.

Autoridades de saúde alertam à população, comércio e setor de serviços que, embora os casos de covid-19 estejam diminuindo, ainda é cedo para relaxar nos cuidados preventivos e desobedecer as medidas estabelecidas pelos decretos. O município mantém fiscalização em conjunto com a PM e vai autuar infratores caso as determinações não sejam respeitadas. Ao lado da vacina, os cuidados são fundamentais para manter a doença sob controle.