Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Apesar de melhora nos números, fiscalização de medidas contra pandemia terá continuidade

Compartilhar:
9 de ago de 2021 Covisa
Imagem Apesar de melhora nos números, fiscalização de medidas contra pandemia terá continuidade
Apesar de melhora nos números, fiscalização de medidas contra pandemia terá continuidade

Seis notificações e sete autos de infração foram emitidos no último sábado, 7, na ação integrada de fiscalização contra o descumprimento das medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, em Umuarama. A operação reuniu fiscais da Vigilância Sanitária, agentes da Guarda Municipal e policiais militares do 25º Batalhão da PM.

O objetivo da fiscalização é assegurar o cumprimento dos decretos do município e do governo do Estado relacionados ao enfrentamento à pandemia de covid-19, que declaram situação de emergência e estabelecem medidas que devem ser respeitadas – como restrição da livre circulação entre as 23h e 5h, distanciamento social, horários específicos de funcionamento, uso obrigatório da máscara, disposição de álcool gel 70% para clientes e não utilização das calçadas com mesas e cadeiras, entre outras.

Conforme relatório, a Guarda Municipal não atuou na noite de sexta-feira, 6, e no sábado foram atendidas diversas ocorrências. Por solicitação da Vigilância Sanitária, uma operação de presença foi realizada na região central e resultou em notificações aplicadas ao shopping, espaço para tênis de areia, lanchonetes, bar, comércio de espetinhos, distribuidor de bebidas e churrascaria; já os autos de infração foram emitidos contra bar, tabacaria, pub e lanchonetes. Além disso, houve nove orientações na quarta-feira, oito orientações e monitoramento de evento pré-agendado na quinta e 12 na sexta, a estabelecimentos e pessoas em via pública.

O trabalho foi encerrado por volta de 1h30 de domingo, dia em que não houve notificações. As principais infrações são funcionamento após o horário fixado pelo decreto, aglomeração e quantidade de clientes acima do permitido.

Autoridades de saúde alertam à população, comércio e setor de serviços que, embora os casos de covid-19 estejam diminuindo, ainda é cedo para relaxar nos cuidados preventivos e desobedecer as medidas estabelecidas pelos decretos. O município mantém fiscalização em conjunto com a PM e vai autuar infratores caso as determinações não sejam respeitadas. Ao lado da vacina, os cuidados são fundamentais para manter a doença sob controle.