Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Ação conjunta contra a covid-19 mostra relaxamento da população diante de medidas

Compartilhar:
2 de ago de 2021 Covisa
Imagem Ação conjunta contra a covid-19 mostra relaxamento da população diante de medidas
Ação conjunta contra a covid-19 mostra relaxamento da população diante de medidas

As aglomerações voltaram a ocorrer com frequência em Umuarama, aponta o relatório do último final de semana da ação integrada de fiscalização do cumprimento das medidas contra a pandemia de coronavírus, determinadas por decretos do Estado e do município. Apesar de muito importantes, as notícias de redução no número de casos confirmados diariamente e de baixa na ocupação hospitalar têm causado um efeito adverso em parte da população, que começa a mostrar sinais de relaxamento na atenção às medidas preventivas.

Na quinta-feira, 29, fiscais da Vigilância Sanitária notificaram uma lanchonete por utilizar mesas no passeio público (calçada) e orientaram 10 pessoas em relação às medidas dos decretos. Na sexta-feira, 30, ao lado da Guarda Municipal e com o apoio da Polícia Militar, a fiscalização notificou uma lanchonete por passar do horário permitido para atendimento presencial, autorizado pelo decreto municipal das 10h às 22h, e foram orientados quatro bares e duas tabacarias por aglomeração e consumo de bebidas em via pública (nas imediações). Além disso, foram dispersadas aglomerações na Praça Miguel Rossafa e na Avenida Maringá.

No sábado, 31, as ações de fiscalização resultaram em quatro notificações emitidas contra sorveterias, por colocarem mesas nas calçadas; duas denúncias de festas residenciais; e orientações em três bares e uma tabacaria por aglomeração e consumo de bebidas em via pública. “Também foi necessário dispersar aglomeração na Praça Miguel Rossafa, na Avenida Maringá, nos fundos do Shopping Palladium e no Lago Aratimbó”, informou o coordenador da Vigilância Sanitária, Valdemir Santos da Silva.

Por fim, no domingo foram emitidas novamente três notificações contra sorveterias, por colocarem mesas para os clientes no passeio público, e houve uma denúncia de festa residencial que foi resolvida com orientação. Por volta das 14h50, a Guarda Municipal e a Polícia Militar apoiaram os fiscais em uma residência no Jardim São Lourenço, onde ocorria uma festa com cerca de 40 pessoas (chá revelação), com consumo de bebidas alcoólicas, som alto e presença de crianças.

A equipe orientou a todos os presentes sobre a restrição a aglomeração. “Houve um pouco de resistência, porém os convidados acataram a orientação e a festa foi encerrada. Todos retornaram para suas casas sem maiores transtornos”, informou em nota a Guarda Municipal. Houve ainda quatro registros de perturbações ao sossego público (sem aglomeração) que também foram resolvidos com orientação.

Visualizar imagens Flickr