Produtores familiares da Cooperu entregarão produção de forma escalonada

10 de ago de 2022 Agricultura
Imagem Produtores familiares da Cooperu entregarão produção de forma escalonada
Produtores familiares da Cooperu entregarão produção de forma escalonada

A Secretaria Municipal da Agricultura, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) se reuniram nesta terça-feira, 9, no anfiteatro da Prefeitura, para planejar a produção de hortaliças a fim de garantir a oferta de produtos para as instituições atendidas pelo município e, da mesma forma, assegurar mercado e preços atrativos para os produtores.

O planejamento é uma novidade proposta pelo secretário municipal da Agricultura, Murilo Teixeira, muito bem recebida pelos cooperados. A cooperativa conta com cerca de 120 agricultores familiares inscritos e 53 participaram da reunião. “Outros produtores poderão aderir nas próximas semanas e entrar no planejamento estabelecido. Queremos atender o maior número possível, mas o compromisso precisa ser firmado agora”, explicou.

No encontro foram definidos quais grupos de produtores vão plantar determinadas culturas, o volume que será produzido, o escalonamento dos períodos de entrega e até mesmo o preço que será pago aos agricultores. “Para isso foi decidido firmar um contrato, que é a garantia de preço aos produtores e de entrega das hortaliças ao município”, acrescentou o agrônomo Gilmar Antônio Pauli, do IDR-PR.

A produção será destinada aos mercados institucionais atendidos pela cooperativa – a merenda escolar, o Banco de Alimentos, o Sacolão do Produtor e futuramente o Restaurante Popular. Foram acertados detalhes sobre a entrega de 31 produtos diferentes e os produtores se dividiram conforme as aptidões de cada um. As entregas à cooperativa também foram programadas em um cronograma para que haja alimentos o ano todo.

Antes desse planejamento o processo era mais informal. O produtor chegava na cooperativa com sua mercadoria e a equipe encontrava uma forma de vender a produção. “Funcionava, mas de uma forma meio desordenada, solta. Agora teremos mais transparência, segurança e muito mais tranquilidade para prever o que vai acontecer e não haver desabastecimento, principalmente na merenda escolar”, explicou Murilo Teixeira.

O presidente da Cooperu, Ademir Ragazi, destacou que a grande diferença desse sistema de trabalho é que os produtores foram integrados no planejamento da produção, junto com a assistência técnica da Prefeitura e do IDR. “Além da orientação dos agrônomos e da garantia de preço, eles terão a compra certa e os pontos de recebimento definidos”, comentou.

Com a determinação do prefeito Hermes Pimentel, o município fornecerá insumos para assegurar a produção. “A Secretaria de Agricultura está doando cavaco, assistência técnica e uma série de suportes para o desenvolvimento dos agricultores associados e o crescimento da cooperativa, e com a evolução do setor produtivo o município também tem muito a ganhar”, completou o secretário.

A reunião teve ainda a presença do agrônomo Ednilson Simoni, do IDR-PR, e também foi marcada pela apresentação do grupo atual de servidores da Secretaria da Agricultura, aos produtores presentes – foram incorporados agentes para tratar de setores específicos como a sucessão familiar na agricultura e a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).