18 de out de 2022 Agricultura
Imagem Prefeitura realiza evento sábado na Miguel Rossafa pelo Dia Mundial da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) convidam as famílias de Umuarama e região para um evento especial no próximo sábado (22), das 9h às 16h na Praça Miguel Rossafa, com brincadeiras, jogos e atividades para a valorização e a importância de uma alimentação saudável.

A professora e nutricionista Lidiane Nunes Barbosa é a convidada especial do evento. Ela destaca que vai abordar, de forma bastante objetiva, temas como o acesso a conhecimentos sobre alimentação e nutrição, possibilitando que as pessoas reflitam de forma crítica sobre hábitos e práticas que não promovem a saúde, que muitas vezes todos são submetidos. “É sempre importante destacar que uma alimentação saudável não significa gastar muito, comprar produtos caros, mas pode ser conquistada apenas com o desenvolvimento de habilidades na hora de escolher os produtos”, adianta.

Ela conta que equipes da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) vão coordenar atividades de recreação, levar brinquedos e preparar brincadeiras, além de oferecer pipoca e algodão-doce para a garotada. “Para enriquecer ainda mais nosso evento, vamos propor uma ação de apoio às entidades beneficentes parceiras do município, desta forma vamos pedir para que todos os participantes doem um quilo de alimento não perecível. E todos que doarem vão ganhar um vaso de tempero!”, comunica.

O secretário de Agricultura, Murilo Alexandre Fernandes Pereira, comenta que o Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. “A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945”, detalha.

Para o engenheiro agrônomo, uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas que assumam o significado social e cultural dos alimentos como fundamento básico. “Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas históricas, bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares”, indica.

SERVIÇO – DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – Data: 22/10/2022 (sábado) – Horário: das 9h às 16h – Local: Praça Miguel Rossafa – Programação: Palestras, brincadeiras e atividades recreativas – Quem doar um quilo de alimento não perecível ganha um vaso de tempero.