Agricultura

Prefeitura inicia distribuição de 750 toneladas de calcário a pequenos produtores rurais

Data de publicação: 29/11/2022

Foto da matéria Prefeitura inicia distribuição de 750 toneladas de calcário a pequenos produtores rurais

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que fazem parte de programas da Secretaria de Agricultura de Umuarama, já podem contar o fornecimento gratuito de calcário dolomítico. A Prefeitura já iniciou a distribuição a cerca de 200 agricultores. No total serão 750 toneladas do insumo, que é utilizado para a correção da acidez do solo, uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas na agropecuária.

Conforme informa o secretário Murilo Teixeira, o calcário provém de rochas sedimentares compostas por carbonato de cálcio e age como um neutralizador de acidez, com grande diferença na produtividade da lavoura. “Fornecendo cálcio e magnésio, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes e estimula-se o crescimento da planta, além de melhorar as propriedades físicas do solo, reduzindo a compactação”, explica.

Hermes Pimentel, prefeito de Umuarama, detalhou que o calcário está sendo entregue no Aterro Sanitário, onde há um abrigo para o material, que depois é distribuído para criadores de gado de leite, produtores de frutas, legumes e hortaliças, todos eles já cadastrados em programas como o Pró-Leite, Mais Fruta, Horta Urbana e Hora Máquina, projetos que temos para incentivar os pequenos produtores rurais que trabalham com suas famílias em várias comunidades rurais no município. “Temos certeza de que se trata de algo que realmente ajuda muito na melhoria dos resultados”, comentou.

O prefeito esclarece que as empresas para fornecimento do calcário, contratadas por meio de processos de licitação, vão fornecer o insumo conforme as solicitações que a Secretaria de Agricultura fizer durante um ano para responder às necessidades dos produtores rurais. “Essa parceria é importante para o município, para os agricultores e para o desenvolvimento da economia. Todos ganham com o aumento da produtividade, inclusive o consumidor, que terá produtos frescos, de qualidade e por um preço menor, pois serão produzidos aqui”, observou.

O secretário municipal de Agricultura acrescenta ainda que neste momento o insumo está sendo destinado a produtores já cadastrados e que fazem parte dos programas diversos da Prefeitura, porém o setor continua recebendo novas inscrições. “Manter as famílias trabalhando no campo e produzindo com excelência é uma das determinações do nosso prefeito, por isso continuaremos lutando para ampliar a área de atuação dos programas municipais de incentivo ao homem do campo”, finalizou.


 


 

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: