Prefeito Pimentel e secretários visitam indústria processadora de mandioca

27 de out de 2022 Agricultura
Imagem Prefeito Pimentel e secretários visitam indústria processadora de mandioca
Prefeito Pimentel e secretários visitam indústria processadora de mandioca

A mandioca é uma das principais culturas agrícolas de Umuarama e de todo o Noroeste do Estado. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com uma área plantada de 5.590 hectares a mandiocultura teve um rendimento estimado em R$ 58,5 milhões em 2021, volume acima do gerado com a cana-de-açúcar (R$ 51,4 milhões) ocupando uma área muito superior, de 11.855 hectares no município.

A produção chegou a 141 mil toneladas (média de 23,7 toneladas por hectare) e ainda há um enorme potencial de crescimento. De olho na expansão da atividade, a Secretaria Municipal da Agricultura tem realizado diversas ações para incentivar os produtores e desenvolver a cadeia produtiva. Uma das frentes é atrair indústrias para processar a produção dentro do município, agregando valor à matéria-prima para gerar empregos e divisas, com o empenho também da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

Neste caminho, o prefeito Hermes Pimentel e os secretários municipais da Agricultura, Murilo Teixeira, e da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, visitaram nesta semana a sede da Podium Alimentos em Tamboara – região de Paranavaí – para mostrar o potencial de Umuarama e os incentivos oferecidos pelo município para o desenvolvimento da mandiocultura.

“Nossa cidade tem disposição, espaço e ambiente favorável para industrializar a produção de mandioca, por isso estamos divulgando nossa potencialidade para despertar o interesse das indústrias para se instalarem em Umuarama. E a Podium é uma das líderes nacionais no processamento da raiz, com mais de 30 anos de atividade e uma grande linha de produtos, que já tem atuação em nossa região”, destacou o prefeito, ao ser recebido pelo presidente diretor da empresa, Maurício Gehlen.

O secretário da Agricultura, Murilo Teixeira, lembrou que a empresa se destaca pela qualidade dos produtos, inovação, atendimento personalizado e pela responsabilidade socioambiental e valorização dos parceiros. O secretário Marcelo Adriano destacou os incentivos oferecidos pelo município para a atração de indústrias, com o Prodeu (Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama) e outras ações.

O prefeito Pimentel convidou a empresa a instalar uma unidade na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está sendo criada na cidade. “A Zona de Exportação concede isenções tributárias importantes para as empresas que lá se instalarem”, disse. A fecularia já tem experiência em exportação, pois comercializa seus produtos na Austrália, Estados Unidos, alguns países da Europa (Alemanha, Espanha e Portugal) e América do Sul (Argentina, Uruguai e Bolívia).

Gehlen já tinha visitado Umuarama em duas ocasiões em eventos ligados à cadeia produtiva de mandioca e em ambas o município fez o convite para a empresa instalar uma fecularia na cidade. Agora o prefeito Pimentel renovou o convite.

A visita foi encerrada com um passeio pelo Instituto Maurício Gehlen, uma entidade privada sem fins lucrativos, instituída pelo empresário e sua família, atuando prioritariamente na atenção aos idosos. O projeto nasceu após o industrial conhecer experiências bem-sucedidas no Japão, país exemplar no reconhecimento e importância da terceira idade. O instituto foi lançado em abril de 2015.