Em convênio com a Seab, Prefeitura distribuirá 450 toneladas de calcário

26 de out de 2022 Agricultura
Imagem Em convênio com a Seab, Prefeitura distribuirá 450 toneladas de calcário
Em convênio com a Seab, Prefeitura distribuirá 450 toneladas de calcário

A Prefeitura de Umuarama e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) firmaram convênio para incentivar o desenvolvimento rural sustentável a partir da melhoria da fertilidade do solo. Na última terça-feira, 25, o prefeito Hermes Pimentel e o secretário municipal da Agricultura, Murilo Teixeira, receberam a visita do chefe do núcleo regional da Seab, José Antônio de Andrade Duarte, para formalizarem o contrato que prevê recursos para aquisição e distribuição de calcário dolomítico aos pequenos produtores de Umuarama.

Pelo convênio, o município vai adquirir 451 toneladas do insumo, com recursos da Seab e contrapartida local, para atender 170 agricultores familiares de várias comunidades rurais. “Esse calcário destina-se a pequenos criadores de gado de leite e produtores de frutas, legumes e hortaliças. A Prefeitura vai receber os recursos do governo, realizar licitação e adquirir o insumo. Nossa expectativa é de que a distribuição ocorra entre 40 e 60 dias”, explicou Teixeira.

O prefeito Hermes Pimentel também autorizou mais uma compra com recursos próprios, de aproximadamente 300 toneladas. “Em pouco tempo vamos distribuir 750 toneladas de calcário e atender um número maior de produtores. Os benefícios do uso do insumo são comprovados e se refletem diretamente na produção. Aumentam o volume e a qualidade, melhorando a renda do produtor e com isso favorecendo a permanência do homem no campo”, afirmou.

O convênio entre a Prefeitura e a Seab, no valor total de R$ 157.290,76 – sendo R$ 149,4 mil provenientes do Estado e R$ 7,8 mil em contrapartida –, tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

A utilização deste insumo para correção da acidez do solo é uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas na agropecuária. O calcário provém de rochas sedimentares compostas por carbonato de cálcio e age como um neutralizador de acidez, com grande diferença na produtividade da lavoura. “Ele fornece cálcio e magnésio, cria um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes e estimula o crescimento da planta, além de melhorar as propriedades físicas do solo reduzindo a compactação”, explicou o secretário Murilo Teixeira.

O prefeito Hermes Pimentel agradeceu o apoio do governo, por meio da Seab, para os pequenos produtores. “Essa parceria é importante para o município, para os agricultores e para o desenvolvimento da economia. Todos ganham com o aumento da produtividade, inclusive o consumidor”, destacou. “O governo está de parabéns pela iniciativa, que revela a atenção do governador Ratinho Júnior para com o setor produtivo”, completou Pimentel.