14 de out de 2022 Agricultura
Imagem Dia Mundial da Alimentação é comemorado com palestra sobre aproveitamento total de alimentos

O Banco de Alimentos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura, avalia e cuida da qualidade da alimentação das famílias cadastradas e atendidas por programas sociais no município. E em referência ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Umuarama realizou um evento especial na tarde desta sexta-feira (14), abordando o tema “Aproveitamento Total de Alimentos”.

Huana da Silva de Godoi, nutricionista chefe da Divisão, relata que o objetivo principal do encontro é zelar para que o índice de segurança alimentar e nutricional das famílias seja mantido em um nível minimamente seguro, o que, segundo a nutricionista, pode ser conseguido com o preparo de pratos que aproveitem ao máximo os legumes, as verduras e as frutas, inclusive talos, cascas, folhas e outras partes que geralmente as pessoas não costumam utilizar no dia a dia. “Temos sempre dicas especiais, que são muito bem recebidas pelas famílias”, conta.

Ela também convidou o nutricionista Márcio André Saraceni Martinez, que apresentou uma palestra sobre conceitos de qualidade de vida e alimentos importantes para a saúde. “Buscamos sempre oferecer apoio técnico a essas famílias, identificando e informando sobre problemas como desnutrição infantil, obesidade, anemias, intolerância à lactose e alergias. Outro tipo de orientação que sempre apresentamos nesses encontros, são conceitos de higiene, manuseio de alimentos e bons hábitos alimentares”, ressaltou. Ao final do evento foram servidos bolos e pães, feitos com aproveitamento total de alimentos.

LIVRO DE RECEITAS – Clique aqui.

Receita de Bolo de Casca de Chuchu. Assista a vídeo clicando aqui.