Aplicado num único dia, curso de compotas permite renda extra

8 de ago de 2022 Agricultura
Imagem Aplicado num único dia, curso de compotas permite renda extra
Aplicado num único dia, curso de compotas permite renda extra

Em parceria com o Banco de Alimentos, a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nesta segunda-feira, 8, capacitação gratuita voltada à fabricação caseira de compotas de frutas. Além da produção para o consumo familiar, a atividade pode ser destinada à comercialização e se tornar uma fonte de renda extra aos participantes. O público são os usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama.

A nutricionista Huana Godoi, da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, explicou que o curso é realizado em um único dia. “Os participantes conhecerão as principais técnicas sobre como fazer uma compota. Com a primeira turma, nesta segunda, de exemplo fizemos compota de abacaxi, mas a receita pode ser empregada para outras frutas”, afirmou.

Os próximos grupos serão realizados na quarta e na sexta-feira. A instrutora é a tecnóloga em Alimentos, Tamara Cassemiro Javorski, coordenadora do Banco de Alimentos. A Secretaria da Assistência Social fornece os ingredientes e insumos para a produção das compotas e o Banco de Alimentos participar com a instrutora e as instalações para a capacitação.

Nesta segunda-feira o curso foi realizado com participantes do Cras 1. Na quarta-feira (10) será a vez do público do Cras 2 e na sexta-feira (12) os frequentadores do Cras 3, informou a chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi.

No próximo dia 28 a qualificação será voltada à produção de conservas de legumes, com as mesmas pessoas que realizarem o curso de compotas. “As participantes gostaram muito, esclareceram suas dúvidas e relataram que o curso serviu até como uma terapia. Garantiram que vão aplicar as técnicas certas e fazer as receitas corretamente”, completou a nutricionista Huana Godoi.