Umuarama apoia ações propostas pelo Estado para Semana do Meio Ambiente

2 de jun de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Umuarama apoia ações propostas pelo Estado para Semana do Meio Ambiente
Umuarama apoia ações propostas pelo Estado para Semana do Meio Ambiente

A comemoração do Dia do Meio Ambiente, que acontece mundialmente em 5 de junho, tem como objetivo conscientizar as pessoas e organizações sobre a necessidade crescente dos cuidados ambientais. A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia. No Brasil esse período foi estabelecido em 1981, através do Decreto nº 86.028.

Neste ano, a Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama está apoiando iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT) e em parceria com o Grupo R-20, que propôs aos municípios do Estado a atividade Desafio do Lixo. Para isso, distribuiu material de divulgação e instruções para os municípios reforçarem a participação.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura está realizando algumas ações como a disponibilização de mudas de forma gratuita e replantio de árvores em avenidas. “Desde o dia 1º estamos realizando o plantio de ipês já com 3,5 m em avenidas como a Rio Grande do Norte, e a doação de 200 mudas frutíferas no Paço Municipal, para os contribuintes que se fizerem presentes nesta semana”, informou o diretor de Meio Ambiente e Aterro Sanitário do município, engenheiro ambiental Matheus Michelan Batista.

“Lembramos do Projeto Mais Sombra, pelo qual a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza mudas de árvores para a arborização urbana de forma gratuita. Basta fazer uma solicitação à diretoria que no prazo de 72 horas o interessado receberá autorização para buscar as mudas”, acrescentou. Pelo projeto são doadas várias espécies, como quaresmeira, canafístula, calistemo, acácia, resedá, ipê, carobinha e extremosa, entre outras.

AÇÃO CONJUNTA

A Sedest convidou as prefeituras, secretarias e diretorias municipais de Meio Ambiente, ONGs, voluntários, sociedade civil, entre outros, para apoiarem e disseminarem a campanha à população. Com a hashtag #ParanáMaisLimpo a organização espera influenciar mais pessoas a participar dessa atividade.

“A ideia é que nos juntemos para cuidar do nosso planeta, não apenas em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mas com consciência da importância e atitudes de preservação para o lugar onde vivemos”, destacou Matheus Batista. “Estamos juntos nessa campanha”, completou.

Vídeos relacionados