Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Uma das cidades mais arborizadas do Paraná, Umuarama lança o Projeto Mais Sombra

Compartilhar:
17 de jul de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Uma das cidades mais arborizadas do Paraná, Umuarama lança o Projeto Mais Sombra
Uma das cidades mais arborizadas do Paraná, Umuarama lança o Projeto Mais Sombra

Umuarama figura entre as cidades mais arborizadas no Paraná, com mais de 95% de sua área urbana contando com alguma espécie arbórea, segundo o IBGE. E para garantir a continuidade da proteção da qualidade ambiental é que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lançou o Projeto Mais Sombra, que indica, dentre outros pontos, a escolha correta das espécies para o plantio.

A falta de planejamento e a escolha de árvores inadequadas já foram responsáveis por causar muitos danos em imóveis, calçadas e vias públicas. “Algumas espécies, bastante utilizadas no passado, hoje são proibidas nas áreas urbanas de Umuarama, como alfineiro, grevílea e Santa Bárbara, entre outras. Essas espécies causavam levantamento de calçadas, danos a redes elétricas, de comunicação e de saneamento, além do risco da queda de galhos”, relata Fernanda Periard Mantovani, tecnóloga ambiental da Prefeitura de Umuarama.

Ela conta que o Projeto Mais Sombra foi pensado como uma forma de estimular a população a plantar mais árvores, além de conscientizar a todos da importância da arborização urbana. “A arborização urbana tem papel importante não só esteticamente falando, já que transforma visualmente a cidade, mas também no aspecto social, estético e econômico, além de favorecer o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente”, observa.

Desde que foi instituído o Plano de Arborização Urbana do Município de Umuarama, no ano de 2020, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, busca ter um controle preciso de todo o sistema de planejamento, conservação, reposição, manejo e expansão da arborização e das áreas verdes urbanas. “As árvores existentes nas calçadas, canteiros viários, praças e parques do perímetro urbano, tanto da sede do município quanto nos distritos, são consideradas bens públicos. Desta forma, a responsabilidade da administração municipal é muito grande, desde o gerenciamento de novas espécies, assim como os cuidados com espécies já antigas”, comenta Matheus Michelan Batista, diretor de Meio Ambiente.

 

NOVOS LOTEAMENTOS

Para aprovar um novo loteamento em Umuarama, a administração municipal exige do responsável pela obra, o projeto de arborização, assim como plantio das espécies e demais cuidados estabelecidos em lei municipal. Todo cidadão que quiser plantar uma árvore em frente de sua residência deve procurar a divisão de Meio Ambiente na Prefeitura. “Dentre outras, nós estimulamos o plantio de espécies como o manacá da serra, ipê-amarelo e quaresmeira, consideradas de pequeno porte, e cássia do nordeste e acácia chuva de ouro, de médio porte. É uma forma de garantirmos segurança e manter critérios técnicos e paisagísticos de nossa cidade”, detalhou a tecnóloga.

Ela acrescenta que para solicitar uma muda, o morador deve apresentar cópia de documentos pessoais (RG, CPF) e um comprovante de endereço de onde quer que seja plantada a árvore. “No momento seguinte a diretoria desloca um biólogo, que visita o local e emite uma autorização com a melhor espécie para o local, de acordo com cada situação. Após esse trâmite, o cidadão pode retirar gratuitamente a espécie no Viveiro Municipal. Vale lembrar que a Prefeitura só fornece mudas para serem plantadas nas calçadas das casas – e não para áreas internas”, informa, acrescentando que o telefone da Divisão de Meio Ambiente é (44) 3621-4141, ramal 101.

 

 

Visualizar imagens Flickr

Vídeos relacionados

Veja mais