Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente realiza monitoramento das águas do Lago Aratimbó

Data de publicação: 16/02/2022

Foto da matéria Secretaria de Meio Ambiente realiza monitoramento das águas do Lago Aratimbó

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Com o objetivo de monitorar a qualidade das águas do maior cartão-postal de Umuarama, a Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira (16) coleta de amostras de águas superficiais do Lago Aratimbó para a análise físico-químicas e microbiológicas pelo laboratório Labsam, de Maringá, conveniado ao IAT (Instituto Água e Terra). Os resultados devem chegar dentro de uma semana.

De acordo com Fernanda Periard Mantovani, chefe de divisão de Controle Ambiental, a análise foi providenciada a fim de se demonstrar a atual situação das águas do lago após as obras de desassoreamento realizadas. “O estudo vai demonstrar os níveis de PH, sólidos suspensos, óleos e graxas, coliformes fecais, coliformes totais, presença de cádmio, chumbo, mercúrio e zinco, além de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), detalha.

A Secretaria do Meio Ambiente adquiriu 40 mil peixes – 12 mil piaus, 13 mil lambaris e 14 mil curimbas – para o repovoamento do lago e, segundo o secretário Rubens Sampaio, 20 mil exemplares serão soltos na próxima sexta-feira (18) e o restante será solto gradualmente. “Após o repovoamento, a pesca no lago ficará proibida, já que precisamos dar um tempo para que os peixes possam se desenvolver até atingir a maturidade e isso levará alguns meses”, observa Sampaio.

 

 

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: