Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Prefeitura lança Plano de Segurança para garantir alimentação saudável às famílias

Compartilhar:
31 de jul de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Prefeitura lança Plano de Segurança para garantir alimentação saudável às famílias
Prefeitura lança Plano de Segurança para garantir alimentação saudável às famílias

Garantir que todas as famílias tenham o direito humano e sagrado à alimentação adequada e saudável é o objetivo do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan), lançado na manhã desta sexta-feira (30) pela Prefeitura de Umuarama. A nutricionista Huana da Silva de Godoi, chefe da divisão de segurança alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entregou o documento aos secretários das pastas que estão envolvidas nesta segunda edição do programa (Assistência Social, Indústria e Comércio, Saúde e Educação, além da Agricultura).

Também membro da Caisan (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal), Huana conta que o município cumpre à risca as determinações do Sisan, que é o sistema nacional que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). “Vários programas de distribuição de alimentos dos governos federal e estadual exigem que o município tenha um Plano estruturado como este que acabamos de fazer. Foram meses de dedicação e muitos profissionais envolvidos na elaboração deste trabalho, que prevê estratégias que criam condições para que a população de Umuarama tenha acesso a uma alimentação saudável”, resumiu.

A secretária municipal de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, destacou que o município possui uma rede de atendimento às famílias que, de alguma forma, estão em situação de vulnerabilidade econômica e social. “A execução desse Plano de Segurança Alimentar chega para reforçar essa rede, tão fundamental para a distribuição de alimentos para entidades sociais que necessitem para repassar a seus beneficiários”, analisa.

Izamara acrescenta que essa atuação sempre ativa e integrada que a Assistência Social tem com a Agricultura (por meio do Banco de Alimentos), Educação (por meio da Merenda Escolar), Saúde (por meio de programas de alimentação e nutrição) e Indústria e Comércio (por meio dos cursos e capacitações), cumpre com os direcionamentos e determinação do prefeito Celso Pozzobom, que tem na proteção da população um de seus pilares de governo. “Temos um Plano que é bem fundamentado e consistente. É completo pois trata do consumo feito a partir dos pequenos produtores, além da alimentação escolar, da saúde, educação, segurança alimentar e assistência social. Creio que tivemos muitos progressos nessa área”, pontua.

José Guilherme de Oliveira Junior, diretor de Agricultura e Pecuária de Umuarama, ressaltou que os alimentos vindos da agricultura familiar são destinados tanto à merenda escolar como para o Banco de Alimentos, que distribui a ao menos 20 entidades. “Essa é só uma das formas de apoio aos pequenos produtores e, com isto, melhoramos a alimentação dos nossos alunos. Agora, esse plano passa a ser para nós uma missão e vamos nos esforçar ao máximo para cumpri-la”, completou.

 

CONHEÇA AS DIRETRIZES

Umuarama, que já possui importantes instrumentos para a defesa das pessoas em situação de risco, como a Lei do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A elaboração do Plano de Segurança Alimentar só chega para fortalecer esse trabalho da administração municipal”, especifica Huana, enumerando algumas diretrizes do documento, como promoção do acesso à alimentação adequada e saudável das famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar, estruturação de sistemas sustentáveis de produção, processamento e distribuição de alimentos, investimento em educação alimentar e nutricional, cuidar da água utilizada na produção dos alimentos, avaliar os avanços e retrocessos do município no cumprimento do plano.

 

 

Visualizar imagens Flickr

Vídeos relacionados

Veja mais