Praça Brasília ganha novo visual com canteiros floridos e paisagismo

17 de abr de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Praça Brasília ganha novo visual com canteiros floridos e paisagismo
Praça Brasília ganha novo visual com canteiros floridos e paisagismo

A Praça Brasília, na Avenida Brasil com Rondônia, ganhou novos ares nesta semana e está voltando a ser um local agradável para o passeio e lazer da comunidade Zona VII. O clima sombrio e aspecto de abandono foram substituídos por um ambiente bem arejado, claro e agora ornamentado com flores de sete tonalidades. A Diretoria de Meio Ambiente do município está renovando o paisagismo local e a diferença já pode ser notada. Posteriormente serão realizadas outras melhorias com a lavagem e recuperação das calçadas em petit pavê, muradas de pedra e colocação de bancos, entre outros serviços.

Na semana passada, equipes da Prefeitura limparam o espaço e prepararam canteiros com terra adubada com cavacos, adubo supersimples e esterco de frangos. Um sistema de irrigação por gotejamento também foi implantado para rega e nesta semana foram plantadas cerca de 1.050 mudas de flores da espécie sunpatiens, que além de muito coloridas são resistentes ao sol e calor, com os devidos cuidados.

A sunpatiens é uma planta mais resistente que outras espécies, por isso tem sido muito utilizada para ajardinamento em praças e canteiros da cidade. “O sol é benéfico para essa planta, mas ela exige cuidados. Com o trato adequado, irrigação e adubação reforçada a cada 15 dias, produz cerca de mil flores durante todo seu ciclo de vida (de 8 meses a um ano). Ela produz tantas flores que às vezes fica difícil até enxergar o solo”, explica o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista.

O município adquire mudas pequenas, desenvolve as plantas por cerca de trinta dias em estufas no viveiro de mudas (no pátio rodoviário) e depois é feito o transplante. “Com a irrigação, as plantas têm uma vida longa e florida, colorindo e tornando as nossas praças locais atrativos para a população”, acrescentou o diretor. “Mas a contemplação precisa ser individual, sem aglomeração”, destacou.

Esse trabalho de revitalização de logradouros públicos segue recomendação do prefeito Celso Pozzobom, com o objetivo de tornar a cidade mais agradável e receptiva aos visitantes, lembrando que neste momento de pandemia as aglomerações devem ser evitadas. Outras praças bem floridas na cidade são a Miguel Rossafa (no alto da Avenida Paraná) e a Hênio Romagnolli, ao lado da Prefeitura, além da orla do Lago Aratimbó. As flores também decoram canteiros na Avenida Paraná e na Avenida Rio Branco, entre outros pontos da cidade.

Vídeos relacionados