6 de set de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Macaco prego atacado por ouriço é socorrido pela Vigilância Sanitária e tratado na Unipar

A Vigilância Sanitária de Umuarama recebeu o comunicado de que, no bosque do bairro Primeiro de Maio, havia um macaco que precisava de socorro médico-veterinário, pois estava com ferimentos e tinha vários espinhos pelo corpo. Imediatamente uma equipe foi até o local para inteirar-se da situação e oferecer atendimento.

De acordo com Carlos Roberto da Silva, diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, o IAT (Instituto Água e Terra) forneceu uma gaiola especial, que foi levada até o bosque. “Fomos recebidos por uma moradora, senhora Denise, que fez a solicitação. Ela inclusive costuma tratar dos bichinhos com frutas e disse ter entrosamento com eles. Explicamos que o macaquinho precisaria entrar na gaiola e ela prontamente ofereceu-se para realizar a captura amigável. E foi muito bem-sucedida, pois o bichinho realmente entrou na gaiola deixada lá”, contou.

No outro dia, por orientação da médica veterinária Sharon Karla Lüders Meza, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambienta da Prefeitura de Umuarama, o animal foi encaminhado ao Hospital Universitário da Unipar (Universidade Paranaense). “Lá, ele foi recebido por uma equipe de profissionais que constataram algumas lesões, porém os espinhos já haviam sido removidos, provavelmente pelo próprio macaquinho. Ele foi medicado, cuidado e recebeu alta. Então nós o levamos de volta à reserva, onde ele foi solto e se mostrou bastante tranquilo”, relatou.

Vídeos relacionados