Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Limpeza do Lago Aratimbó já passou para parte de cima da passarela

Compartilhar:
17 de dez de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Limpeza do Lago Aratimbó já passou para parte de cima da passarela
Limpeza do Lago Aratimbó já passou para parte de cima da passarela

A remoção de sedimentos para a limpeza do Lago Aratimbó já ultrapassou a passarela de madeira. Nesta sexta-feira, 17, a escavadeira hidráulica trabalhava na parte de cima da represa, movimentando areia para o transporte que vem sendo feito em etapas. Determinado pelo prefeito em exercício Hermes Pimentel, o procedimento tem previsão de conclusão no final deste mês ou início de janeiro.

O trabalho começou com o rebaixamento do nível do reservatório em cerca de um metro, no último dia 29, o que expôs o grau de assoreamento enfrentando pelo lago. São centenas de toneladas de areia e outros resíduos, acumulados nos últimos anos desde a última limpeza, realizada em 2017. O material movido pela escavadeira é amontoado próximo das margens. Depois é carregado em caminhões basculantes e transportado até o aterro sanitário municipal.

O trabalho é contínuo, dado o grande volume de material a ser retirado. O prefeito Hermes Pimentel comenta que a ação visa melhorar as condições do Lago, um dos principais pontos de encontro da cidade, tanto no aspecto visual quanto ambiental até que um projeto definitivo de combate ao assoreamento seja implantado. Ele cita que a situação se agravou de tal maneira que uma vegetação densa tomou conta do espaço onde deveria haver apenas a água da represa.

Embora a ação em curso não seja um desassoreamento completo, o ambiente já apresenta melhoras significativas. As visitas ao lago ocorrem normalmente apesar do calor dos últimos dias e o sistema continua atraindo espécies variadas de aves aquáticas. A fauna aquática, que atrai pescadores e se tornou um dos atrativos do lago, também apresenta normalidade.

O diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio, lembra que apesar de o local continuar aberto ao público, são necessários cuidados com o trânsito de caminhões e máquinas pesadas. Para a remoção dos sedimentos e limpeza da vegetação serão necessárias cerca de 1 mil horas/máquina e 3 mil viagens de caminhão.

“Este é um dos nossos cartões-postais, um ponto de encontro e contemplação que deve encantar os visitantes. Faremos o possível para recuperar essa condição”, comentou o prefeito em visita recente ao lago. Ele quer o local mais apresentável para o período de festas de natal e ano novo, já que o local é um dos preferidos para reuniões familiares e encontro de amigos em Umuarama, pois oferece uma grande área verde, quiosques, quadra de areia, parque infantil, pistas para caminhada e passeio com animais de estimação e muita sombra.

Visualizar imagens Flickr

Vídeos relacionados

Veja mais