22 de jul de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Doações de frutas e verduras ao Banco de Alimentos garante cestas a 16 entidades beneficentes

Um dos mais importantes programas de alimentação do Brasil é destaque em Umuarama: o Banco de Alimentos, uma extensão da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Atualmente, 12 das 16 entidades beneficentes cadastradas recebem semanalmente, de forma alternada, cestas com legumes, verduras e ovos, doados por empresas parceiras. Só neste ano foram mais de cinco toneladas, em ação que faz parte do Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos.

De acordo com a nutricionista Huana da Silva de Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Umuarama, o Banco de Alimentos é uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber alimentos. “É uma política pública fundamental e estratégica que garante a segurança alimentar da população de nossa cidade”, define.

Ela conta que dois supermercados estão doando frutas, legumes, hortaliças, tubérculos e vegetais em geral, alimentos que não estão mais atrativos para comércio, porém com suas prioridades nutricionais preservadas. “Neste momento estamos recebendo doações do Cidade Canção da avenida Manaus e do Planalto MultiAtacado. Duas vezes por semana, às segundas e quintas, nós vamos fazer até lá para fazermos a coleta, entre 200 e 300 quilos. Depois de passar por um processo cuidadoso de seleção, separação e até processamento, os alimentos são embalados e distribuídos gratuitamente a entidades socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, detalha.

O objetivo, segundo a nutricionista, é que mais pessoas físicas e empresas – supermercados, mercados, frutarias, quitandas, feirantes, agricultores etc. – queiram fazer parte do programa de aproveitamento total dos alimentos. “Ao doar, uma organização amplia suas ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e pode acompanhar de perto a destinação final das doações. Vale destacar que os doadores são isentos de responsabilidades pelo consumo do alimento doado. Desta forma, o programa oferece benefício social para todos os parceiros envolvidos, em solidariedade e cidadania”, observa Huana.

As doações pontuais chegam para somar às doações cotidianas e são de fundamental importância, principalmente em meio à pandemia de coronavírus, como destaca a nutricionista. “Em Umuarama temos esse privilégio de oferecer cestas de qualidade a entidades que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar. O Banco de Alimentos cumpre com rigor esse papel de combater a fome das pessoas que necessitam e, melhor ainda, com alimentos de excelente qualidade”, ressalta.

Novas parcerias são bem-vindas, por isso os interessados em doar produtos para o Banco de Alimentos de Umuarama podem entrar em contato pelo telefone (44) 3906-1036 ou pessoalmente, na avenida Julio Cesar Jarros nº 2684 – Parque Danielle.

Vídeos desta publicação clique aqui.

Vídeos relacionados