Ação solidária distribuiu cerca de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas

28 de ago de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Ação solidária distribuiu cerca de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas
Ação solidária distribuiu cerca de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas

A equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama distribuíram cerca de 1.400 mudas na tarde desta sexta-feira, 27, na frente do Paço Municipal. A ação, realizada em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, foi promovida pela Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Paraná e o IAT, em parceria com as prefeituras, dentro da Campanha Floresce Paraná.

O chefe do IAT em Umuarama, Felipe Furquim, disse que o objetivo é promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão para ser um voluntário plantando uma árvore nativa. Em Curitiba, a primeira-dama Luciana Saito Massa, que preside o Conselho de Ação Solidária, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, também participam da distribuição de mudas.

Parceiro da ação, o município aproveitou a entrega das mudas para divulgar programas ambientais realizados pelo município, como o recolhimento de óleo de cozinha usado, a coleta de materiais recicláveis e o Projeto Mais Sombra, que também fornece mudas e orienta a população sobre os efeitos positivos da arborização urbana, onde e como plantar, bem como os cuidados para o desenvolvimento das plantas.

Foram distribuídas mudas de peroba, gurucaia, ipê, canafístula, jabuticaba, marmeleiro e pitanga, entre outras. “Temos várias ações ambientais em andamento, porém o mais importante é conseguir a adesão da comunidade. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos e, apesar das muitas iniciativas do poder público, é necessário que a população abrace esta causa e nos ajude a cuidar das árvores, do ar e da água, evitando a poluição e o descarte de lixo de forma irregular”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

Ele lembrou ainda a recuperação de erosão no Bosque dos Xetá, a revitalização completa dos dois bosques urbanos que agora estão estruturados para passeios e caminhadas com segurança e a criação de área de lazer em torno da reserva do Parque Primeiro de Maio, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do secretário Márcio Nunes. Disse ainda que a Prefeitura trabalha em um projeto para resolver de vez o assoreamento do Lago Aratimbó.

PRAÇA DAS GURUCAIAS

Na parte da manhã, a Praça das Gurucaias – localizada na frente do Bosque Uirapuru – recebeu o plantio de mudas da árvore nativa que dá nome ao logradouro, em mais uma etapa da revitalização realizada pela Prefeitura. A praça – que já conta com uma academia da terceira idade – ganhou novas calçadas, grama adequada para áreas sombreadas e canteiros que em breve estarão floridos. Bancos e mesinhas também devem ser instalados.

“As mudas de árvores ajudarão a proporcionar ainda mais sombra no futuro e a manter o ambiente agradável. A Campanha Floresce Paraná nos permite distribuir ainda mais mudas para acelerar o reflorestamento e melhorar a qualidade de vida da população”, agradeceu a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Rafaela Moreira. O chefe do IAT agradeceu o apoio do município para o sucesso da ação e disse que agora o importante é cuidar bem das mudas para que elas se desenvolvam. “Não basta plantar, tem que cuidar para que as plantas cresçam e floresçam”, completou.

Vídeos relacionados